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Como Penso, Sou, Sinto e Escrevo? As emoções no processo da Escrita Criativa: Ferramentas digitais na sala de aula e na Biblioteca Escolar turma T4

Apresentação

O processo criativo do ato de escrever requer o domínio do conhecimento das regras, do vocabulário, mas também a perceção e reconhecimento de sentimentos e emoções. A criança necessita de identificar o que sente e, acima de tudo, reconhecer e poder verbalizar e registar para que a ajuda possa vir, quando necessária, mas também para a interiorização e integração na sua personalidade em construção. A Biblioteca é um "carrefour" de conhecimento, onde todas as áreas do Saber confluem e se pode aprender de forma global, transversal, multiversa, uma vez que garante a aquisição de saber articulado. As múltiplas literacias são trabalhadas em articulação com a sala de aula, e os alunos podem assim acessar a um conhecimento mais vasto, que promove a preparação para a vida ativa. A Biblioteca, pode e deve, em articulação com os conselhos de turma, promover o trabalho de projeto, em grupos pequenos, de forma a que os alunos possam pesquisar, tratar a informação, criar apresentações dinâmicas e auto e hetero avaliarem os trabalhos finais. Ao munir os alunos de uma cultura criativa, um modo de estar que permite ser crítico, autocorretivo, reconhecer o erro e melhorar, em tempo real, em parceria com os colegas, permitimos que se apropriem da lógica de trabalho em cluster, da partilha do saber, da parceria, do estímulo continuado, do prazer de ler e de escrever para ser lido, reconhecido, integrado.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330; 340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330; 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330; 340 e 350.

Objetivos

• Compreender a importância pedagógica da escrita e do erro, tanto no campo afetivo como no cognitivo; • Desenvolver a capacidade de estimular a relação da criança/jovem com a escrita criativa, através dos afetos; • Desenvolver o gosto pela escrita, como modo de manifestação de emoções, de sentimentos e idealizações; • Desmistificar o erro e recorrer a ele para ultrapassar bloqueios na escrita/reescrita; • Dinamizar estratégias de incentivo à escrita através de jogos, desafios, meditações e exercícios de relaxamento em articulação com a sala de aula e a BE; • Alargar proficiências no âmbito do uso de ferramentas digitais; • Desenvolver estratégias de motivação das crianças e jovens para a Escrita e para a criação de livros em formato digital de diferentes tipos de textos. • Promover a publicação da produção dos alunos online como forma de incentivar e reconhecer a progressão nas aprendizagens e estimular noutros a curiosidade pela experimentação de novas práticas letivas.

Conteúdos

1. A promoção da Escrita criativa e a sua importância no desenvolvimento das competências definidas no PASEO 1.1. Práticas de promoção de escrita criativa e experimentação em tempo real. 1.2. Novos tipos de texto, novas implicações pedagógicas - O cartaz, a BD e o infográfico, o texto narrativo e descritivo 1.3. Criação de cenário de aprendizagem e rubrica de avaliação para a escrita criativa. O Diário como modo de expressar o que se sente. 2. As novas tecnologias e a promoção da escrita criativa 2.1. Ferramentas digitais a priorizar pelo seu uso facilitador e promotor de autonomia 2.2. Projetos de promoção da escrita criativa com recursos às novas tecnologias 3. A promoção da escrita em sala de aula com recurso à publicação em blogue/site. Criação de concursos literários em sala de aula e na Biblioteca Escolar. 4. O trabalho colaborativo, a reflexão e a meditação: sentir para depois agir (escrever) 4.1. Organização de um Clube de Escrita Criativa 5. Livros digitais e jogos para a escrita lúdica 6. Outras formas de promover a Escrita Criativa (a partir dos livros lidos, excertos a continuar, Cartas…)

Metodologias

• Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0.

Avaliação

A Avaliação será feita de acordo com a realização de um trabalho final individual. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao no 3 do artigo 13o do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua, que terá em consideração os seguintes aspetos: 1) Participação e discussão temática (25% - 5 VALORES); 2) Trabalhos práticos realizados ao longo da formação (60% - 12 VALORES); 3) Trabalho final: elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias (15% - 3 VALORES).

Bibliografia

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfCarlos Fernando Marques e Sandra Neves Marques, Exercícios de Escrita Criativa e Literatura entre a Teoria e a Prática, Lx, Coisas de Ler, 2020http://www.educatorstechnology.com/2016/05/top-ted-ed-lessons-on-critical-thinking.html http://en.linoit.com/António Damásio, A Estranha ordem das coisas: A vida, os sentimentos e as culturas humanas, 2017, Temas & Debates, Círculo de LeitoresPedro Sena-Lino, Curso de Escrita Criativa, Porto, Porto Editora, 2018.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Maria Cristina Moreira da Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-11-2024 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 30-11-2024 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 07-12-2024 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 23-11-2024
Fim: 07-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120158/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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