Pensamento computacional como recurso para o ensino da Matemática turma T1
Apresentação
Sendo uma tendência cada vez mais comum por todo o mundo, a integração do ensino computacional no ensino de matemática deve, desde já, ser trabalhada pelos professores dos vários níveis de ensino para que possam progressivamente familiarizarem-se com este tipo de atividades de modo a poderem integrar naturalmente nas suas aulas. A presente formação pretende introduzir os educadores de infância, os professores do 1º ciclo e os professores de educação especial com as principais ideias do Pensamento Computacional. A formação está adequada a professores sem experiência em Pensamento Computacional e que pretendam incorporar as atividades de Pensamento Computacional nas suas aulas. Numa primeira fase, os professores terão contacto com as noções base do Pensamento Computacional, as suas competências e atividades que podem ser desenvolvidas sem recorrer à utilização do computador. Numa segunda fase, será feita uma incursão nos conceitos básicos do Scratch, de modo a poderem utilizá-lo nas suas aulas.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910.
Objetivos
Explorar com os professores atividades de integração do pensamento computacional e algoritmia, que poderão posteriormente replicar em sala de aula e no jardim de infância. Incentivar o gosto pela temática da resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem da Matemática; Promover a capacidade de resolver problemas, em idade precoce; Incentivar a resolução de problemas do quotidiano, utilizando como recurso as operações aritméticas. Promover a capacidade metacognitiva e o pensamento crítico e criativo dos resolvedores de problemas; Usar, criar, analisar e resolver problemas que fomentem o desenvolvimento do raciocínio lógico; Proporcionar desafios que permitam desenvolver e demonstrar criatividade; Incentivar e apoiar o planeamento do processo de resolução de um problema, de identificação das suas diferentes etapas e da avaliação das respostas propostas; Idealizar e construir recursos educativos utilizando linguagens de programação visual;
Conteúdos
Adaptação de tarefas matemáticas de modo a integrar e desenvolver práticas do pensamento computacional. Pensamento computacional e iniciação à programação scratch - O que é e o que não é o pensamento computacional. - Apresentação da ferramenta de programação Scratch - Competências associadas ao pensamento computacional. A matemática e o pensamento computacional. - A programação e o pensamento computacional. - Pensamento computacional: conceitos e perspetivas - Pensamento Computacional sem recurso ao computador Prática de programação: resolução de problemas - Exploração da ferramenta de programação Scratch. - Resolução de problemas matemáticos com recurso ao Scratch.
Metodologias
Os diferentes temas serão abordados em aulas teórico-práticas e laboratoriais, que decorrerão em Laboratórios Informáticos onde os formandos executarão diversas atividades, cujo mote serão os vários conceitos que se pretendem desenvolver.
Avaliação
A avaliação nesta ação de formação será composta por: Avaliação Contínua, com ponderação de 30% da classificação final Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, na referida sessão. A nota final desta componente será obtida por média ponderada (pela duração da respetiva sessão) das classificações atribuídas em cada sessão. Trabalho Escrito Individual, com ponderação de 70% da classificação final Esta avaliação escrita individual será realizada em ambiente laboratorial, com uso de computadores, onde serão avaliados os conteúdos abordadas nesta ação.
Bibliografia
Carvalho e Silva, J., et al. (2020). Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática (http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/gtm_27_03_2020_relatorio_final.pdf).MEC DGE (2018). Aprendizagens Essenciais (AE), Ministério da Educação e Ciência (https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario).Orton, K., et al. (2016). Bringing computational thinking into high school mathematics and science classroom, 12th International Conference of the Learning Sciences (ICLS).Weintrop, D., Beheshti, E., Horn, M., et al. (2016). Defining computational thinking for mathematics and science classrooms, Journal of Science Education and Technology, 25 (127147), (https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-015-9581-5).Wing, Jeannette M. (2021). Pensamento Computacional, Educação e Matemática, Revista temática sobre Pensamento Computacional, Nº 162.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-10-2023 (Quarta-feira) | 10:00 - 11:00 | 1:00 | Presencial |