A importância de promover a inclusão a partir dos jogos desportivos coletivos: dos Jogos Pré-Desportivos Coletivos ao ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (Andebol e Basquetebol) turma T1
Apresentação
Atendendo à organização prevista no currículo, dada pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, e garantindo a adequação ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017), as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do EB, bem como o Decreto-Lei n.º 54/2018, que identifica as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, pretende-sE, com a realização desta formação, introduzir e aprofundar conhecimentos referentes aos blocos que integram esta disciplina (Perícias e Manipulações, Jogos Pré-Desportivos e Jogos Desportivos Coletivos: Andebol e Basquetebol). Ambiciona-se permitir que, através de novas práticas, se assegurem melhores condições para a implementação e valorização da Educação Física, nas suas diversas vertentes e enquanto área curricular. Importa auxiliar os docentes dos ensinos pré-escolar, de 1º. Ciclo e de Educação Especial, através da diferenciação de novas estratégias de ensino na abordagem desta área, promovendo a sua formação contínua com vista à sua utilização na intervenção pedagógica de cada um.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910.
Objetivos
Identificar e caracterizar as fases do desenvolvimento motor infantil e analisar os seus fatores condicionadores. Identificar e conhecer os objetivos e conteúdos dos diferentes blocos de intervenção da Educação e Expressão Físico-Motora Compreender a importância que a EEFM/EF desempenha no processo de desenvolvimento global da criança e em alunos com NEE. Identificar e aplicar Jogos Pré-desportivos e perceber a sua utilidade na iniciação dos Jogos Desportivos Coletivos. Aprofundar conhecimentos e competências ao nível do ensino dos Jogos Pré-desportivos e Jogos Desportivos Coletivos, através de diferentes estratégias didáticas, de forma a dotar os professores de capacidades para abordarem de uma forma mais sistemática diferentes tipos de exercícios. Planear, coordenar e promover atividades de EEFM/EF, com recurso a atividades físicas formais ou de carácter lúdico e recreativo, nos vários contextos escolares adaptando-as às características e necessidades individuais ou de grupo. Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem.
Conteúdos
A formação terá a duração de 25 horas presenciais, divididas como abaixo se sintetiza: Apresentação da metodologia da ação Da Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM) à Educação Física - Natureza e significado da expressão físico-motora no pré-escolar e na Educação Básica - O papel da expressão físico-motora no desenvolvimento/formação global das crianças e jovens com NEE - Princípios orientadores da intervenção pedagógica (pré-escolar, 1º CEB e Ed. Especial Programa de Educação e Expressão Físico-motora (Educação Física): 1.º ciclo Propostas de aprendizagem e aperfeiçoamento-I - Perícia e Manipulação - Jogos Pré-Desportivos - Jogos Desportivos Coletivos - Introdução à modalidade de Andebol - Introdução à modalidade de Basquetebol
Metodologias
A metodologia de trabalho deste curso de formação será de caráter prático e teórico, na sala de aula e em pavilhão. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projeto de intervenção na Escola, que tenha em consideração a especificidade de cada aluno e as suas potencialidades e handicaps (quer no caso de alunos com NEE, quer no caso de alunos do ensino regular).
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação dos formandos incluirá uma componente de análise do desempenho presencial e não presencial, tendo em conta os seguintes critérios: a) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: - Assiduidade - Participação (Integração no grupo (4%); participação nas sessões (4%); realização das tarefas propostas (4%); iniciativa/autonomia (4%); pontualidade (4%) 20 % - Conhecimento (Trabalho Produzido: qualidade e adequação dos trabalhos (45%); nível de intervenção pedagógica (20%); reflexão crítica (15%) 80%.
Bibliografia
Antunes, S., Sampaio J. (2003). O ensino do Basquetebol através do Conhecimento Táctico. In Godoy, S., Garcia, M. (Eds.). Presented at II Congreso Ibérico de Baloncesto, Cáceres - Spain.Queirós, P. (2000). A Educação Física no 1º Ciclo Algumas Particularidades. In: Educação Física no 1º Ciclo. (Org.) Botelho Gomes. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Câmara Municipal do Porto/ Pelouro do Fomento Desportivo.Mesquita, I. & Graça, A. (2002). A perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino dos jogos desportivos colectivos. In Projecto Prata da Casa (Eds). Cultura e Contemporaneidade na educação física e no desporto. E agora? (pp. 133-139). S. Luís de Maranhão. Brasil: Edição Especial do 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa.Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1 O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos, Lisboa: Edições FMH.Souza, M. P. d. (2007). Educação Física Adaptada para pessoas portadoras de necessidades visuais especiais [Versão eletrónica]. Revista Digital efdeportes. Consult. 6 Junho, disponível em www.efdeportes.com/efd111/educacao-fisica-adaptada.htm.
Anexo(s)
Formador
Carlos Filipe da Silva Chagas