SABER FALAR EM PÚBLICO turma T3
Apresentação
Tendo em conta a necessidade da comunicação oral formal por parte dos professores, sugere-se esta ação de formação, que pretende explicitar algumas técnicas com vista ao desenvolvimento da expressão oral em contexto de comunicação pública. Estas técnicas poderão ser extensíveis aos alunos, através da aprendizagem e treino feitos por parte dos respetivos professores.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver a expressão oral formal; - Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral; - Aperfeiçoar a capacidade de comunicar oralmente com eficácia; - Aprender a usar a comunicação não-verbal como auxílio da oralidade; - Tomar consciência dos erros a evitar na comunicação oral.
Conteúdos
Comunicação: Ato comunicativo - ato interativo. Componentes do ato comunicativo. Comunicação interlocutiva e monolocutiva. Expressão oral: Especificidade do modo oral. Discurso espontâneo e discurso. preparado. Algumas técnicas de comunicação oral: a apresentação/exposição; o debate. Enriquecimento do léxico adequado à produção do discurso nas diferentes situações de comunicação oral. Exercitação.
Metodologias
Nesta formação, procurar-se-á equipar os docentes com técnicas de exposição oral. Assim, recorrer-á-se à cultura maker, conduzindo os formandos numa vertente prática. Através da apresentação de trabalhos, serão feitas sugestões de aperfeiçoamento ao nível da oralidade. Além disso, usando a estratégia da gamificação, envolver-se-á o grupo, convidando a sugerir e a comentar as intervenções de forma construtiva. Estas técnicas serão, posteriormente, postas em prática com os alunos na exposição de trabalhos orais.
Avaliação
A avaliação dos formandos será contínua, centrada na pertinência das intervenções e no debate sobre as questões em análise. Será também elaborado e apresentado, na última sessão, um trabalho que reflita os conteúdos tratados. A avaliação incidirá nos seguintes aspetos: 1-Pertinência da participação oral nos debates 10% da classificação final. 2- Apresentação individual dos trabalhos escritos, 90% da classificação final. A avaliação dos formandos é expressa através da atribuição de uma menção qualitativa e de uma classificação final na escala de 1 a 10 valores de acordo com o seguinte: Excelente de 9 a 10 valores Muito Bom de 8 a 8,9 valores Bom de 6,5 a 7,9 valores Regular de 5 a 6,4 valores Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Andrade, Ana, Saber Falar em Público, 2020, Matéria Prima.Sansavini Cesare, Saber Falar em Público, 2015, Presença.Anderson Chris, Ted Talks, O Guia Oficial Ted para Falar em Público (2016), Temas e DebatesCastro, Rodolfo (2019). Habitar o som: retrato falado da leitura em voz alta. [S/ loc.]: O HabitanteGielow, Ingrid (2008). Escutação - Treinamento da Audição para a Vida. São Paulo: Thot Cognição e Linguagem.
Anexo(s)