Histórias iguais com finais diferentes turma T3
Apresentação
A educação pela leitura é um bom exemplo de formação inclusiva enquanto objetivo educativo que procura a equidade para a promoção do sucesso educativo de todos. As escolas regulares devem procurar, através de uma pedagogia centrada na criança, ir ao encontro das suas específicas necessidades. A educação não existe sem o referente agregador que é a leitura. A criação de uma valência formativa envolvendo a leitura e a narração de histórias pode ajudar a melhorar o desempenho de educadores e docentes no âmbito curricular e na dinâmica da biblioteca que potencia a participação das famílias e comunidades, condição fundamental para o sucesso educativo e a plena inclusão destas crianças e jovens. A leitura silenciosa, em voz alta, solitária ou a par, e a narração oral são transversais às diferentes áreas de aprendizagem. A seleção documental é decisiva para despertar das emoções, ativar a imaginação e a sabedoria e melhorar o sentido estético e artístico. As boas escolhas, as felizes leituras e o cruzamento com outras formas de arte recolocam-nos com seres humanos. As bibliotecas (escolares e municipais) são espaços onde os textos e a cidadania inclusiva se harmonizam. Os livros, em vário suporte, são meio privilegiado de aceitação da diferença. As temáticas são a resposta às prioridades resultantes dos documentos: PASSEO e ENEC.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento: 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento: 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento: 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
- Descobrir o potencial do livro ou da história tradicional, aperfeiçoando os mecanismos de seleção documental, de envolvimento com os potenciais leitores, estimulando a escrita, a frequência das bibliotecas, cruzando com outras artes. - Explorar os conceitos de cidadania e de inclusão com base nas circunstâncias históricas e políticas inerentes à sua construção. A arte, o pensamento e as letras ao serviço da cidadania. - Descodificar as funções das bibliotecas na promoção da leitura e da escrita, na divulgação dos direitos humanos, no exercício da cidadania inclusiva e na sustentabilidade do planeta. - Identificar leituras em voz alta, momentos de oralidade e escrita numa atitude de ataraxia e cruzando com os valores previstos na Educação para a Cidadania. - Reescrever textos e recontar histórias estimulando a criatividade e promovendo a aceitação da diversidade. - Selecionar e praticar leituras, com origem em textos propostos e textos produzidos pelos formandos, capazes de potenciar o estabelecimento de uma estrutura de configuração de projetos de leitura e escrita
Conteúdos
Sessão 1. A presentação da ação, dos formandos e do formador. A leitura e a escrita como parte essencial da cultura humana. Análise das orientações para a inclusão: garantindo o acesso a todos. O poder da palavra. O mediador na promoção da leitura recreativa (papel do educador, do professor, do bibliotecário municipal, do professor bibliotecário e da família). (4 horas online: 3 síncronas+1 assíncrona). Sessão 2. Os conceitos de cidadania e de inclusão. Dimensões da Educação Inclusiva. As circunstâncias e diversidade de contextos/culturas. Conceito de literacia da leitura. A leitura e a escrita como competências transversais. As reflexões, a arte e as letras são promotoras da construção de uma cidadania ativa. (4 horas online: 2 síncronas+2 assíncrona) Sessão 3. Leitura lúdica e leitura orientada que respondem à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. O papel das bibliotecas na criação de leitores e escreventes. Os momentos antes, durante e após a leitura e a escrita. As diferentes visões do mundo que busca a cidadania democrática global, os direitos humanos, a interculturalidade e a inclusão. Os textos para ver, ouvir e reescrever. (4 horas online: 2 síncronas+2 assíncrona). Sessão 4. O perfil do leitor e a seleção de leituras que garantam o acesso universal a todos. Atividades de promoção da leitura: atividades de informação, lúdicas, responsabilizadoras e de aprofundamento que agilizem o direito de todas as crianças e alunos ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos. Seleção de fundo documental inclusivo para e exercícios de oralidade e reescrita. (4 horas online: 2 síncronas+2 assíncrona) Sessão 5. Seleção e práticas de leituras capazes de configurar projetos de leitura planificados de modo centrado no aluno, de acordo com as suas necessidades, potencialidades, interesses e preferências, através de uma abordagem de leituras em multinível. Exercícios de concentração e estabilidade baseadas no ato de ler. Seleção de textos como promotores do uso criativo e multifuncional da escrita potenciando as virtualidades pedagógicas. (4 horas online: 2 síncronas+ 2 assíncrona) Sessão 6. Explorar os conceitos de cidadania e de inclusão com base nas circunstâncias históricas e políticas inerentes à sua construção. Apresentação de ideias estruturantes para os projetos de leitura e escrita. Exercícios de partilha de leitura em voz alta. Prática de atividades de leitura e escrita criativa com o envolvimento familiar promovendo a criação de comunidades de aprendizagens inclusivas. (5 horas online: 4 síncronas+1 assíncrona)
Metodologias
As 25 h serão distribuídas por 6 sessões, formato e-learning (sessões síncronas e assíncronas), com apresentação teórico-prática em atividades e fóruns de discussão. Com base na seleção partilhada de textos, na escrita e nas leituras, serão criadas oportunidades de partilha de acervo, de treino das habilidades de leitura individuais e em grupo. Sessões teórico-práticas assentes na apresentação e discussão de ideias e de questões controversas a respeito da cidadania democrática e inclusiva com o propósito de envolver os formandos em alguns dos problemas da atualidade cruzando com a potencialidade literária e a maleabilidade da palavra. Partindo de um enquadramento teórico são progressivamente práticas, baseadas na realização de exercícios de leitura, da escrita e partilhas de textos. O produto final será o esboço de um projeto de leitura baseado numa atividade de leitura que potencie os métodos orientados aos ritmos e necessidades dos alunos, principal característica da inclusão.
Avaliação
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos (orais e escritos) produzidos pelos formandos, individualmente ou em grupo. - Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 06 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação Incentivar contínua de professores.
Bibliografia
AINSCOW, M., Wang, M. & Porter, G. (1997). Caminhos para as Escolas Inclusivas. Lisboa:COMISSÃO EUROPEIA. (2022). Plano de ação para a integração e inclusão. CE. https://ec.europa.eu/home-affairs/policies/migration-and-asylum/legal-migration-and-integration/integration/action-plan-integration-and-inclusion_enMANGUEL, Alberto(1998). Uma História da Leitura, Editorial PresençaPOSLANIEC, C. (2005). o prazer de ler. Porto: Edições Asa. Ministério da Educação, Instituto de Inovação EducacionalREDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. (2019). Álbuns. RBE. https://www.rbe.mec.pt/np4/cidadania-recursos-albuns