CEM PALAVRAS!: pedagogia da escrita criativa turma T130
Apresentação
Tendo em conta as dificuldades sentidas pelos professores de Português e do 1º ciclo no sentido de melhorar a expressão escrita dos alunos, apresenta-se este curso de formação, que visa a exemplificação / desenvolvimento e produção de materiais destinados a colmatar essas dificuldades. Além disso, apresenta várias sugestões para o desenvolvimento da criatividade dos alunos na expressão escrita, associando o aspeto lúdico ao da aprendizagem. A pedagogia da escrita terá em conta o desenvolvimento das diferentes competências, nomeadamente, a gráfica, a morfossintática e a discursivo-textual, a par do aspeto lúdico-criativo, implícito na produção textual.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330.
Objetivos
São os seguintes os objetivos que se pretende atingir: - Tomar conhecimento da Pedagogia da Escrita (domínio das competências gráfica, morfossintática e discursivo-textual e a reescrita); - Sensibilizar para diferentes estratégias/atividades a utilizar para colmatar as dificuldades diagnosticadas; - Conhecer materiais diversificados para utilização em espaço letivo; - Produzir materiais; - Despertar nos alunos o gosto pela escrita; - Desenvolver nos alunos as capacidades criativas e literárias.
Conteúdos
1ª sessão (4 horas): Conhecimento da Pedagogia da Escrita a ser aplicada (apresentação teórica); 2ª /3ª/ 4ª/ 5ª sessões (4 x 4 = 16 horas): Apresentação de matérias onde se aplica a pedagogia da escrita em questão; apresentação de exemplos para o desenvolvimento da criatividade na expressão escrita; elaboração de materiais a ser aplicados na sala de aula. 6 sessão (4 horas): Apresentação dos resultados obtidos depois da sua aplicação prática; Relato das experiências letivas; Debate.
Metodologias
Partindo de uma componente teórica seguida pelos linguistas da faculdade de Letras da Universidade do Porto e outros estudiosos no domínio da língua materna, proceder-se-á a uma reflexão conjunta acerca da competência escrita dos alunos. Em seguida, a formadora dará a conhecer alguns materiais onde se aplica a referida pedagogia (exercícios em que se desenvolvem as competências gráfica, morfossintática e discursivo-textual). Por outro lado, exemplificar-se-ão alguns meios de desenvolver a criatividade dos alunos na produção de texto. Os formandos elaborarão as tarefas propostas. Por último, os formandos criarão os seus próprios materiais que serão postos em prática na sala de aula.
Avaliação
A avaliação seguirá os normativos em vigor nomeadamente a necessidade de frequência de, pelo menos, 2/3 das horas de formação. Os docentes serão certificados pela Participação ativa (60%) e pela elaboração de um Trabalho Individual Final (40%).
Bibliografia
Pedro, Lúcia Vaz e Gasparinho, Judite, Eu Aprendo Português, 9º ano, Porto Editora, 1998;Fonseca, Fernanda Irene, Pedagogia da Escrita, Porto Escrita, Porto Editora, 1998;Vilas-Boas, António José Leite, Oficinas de Escrita, Edições Asa, 2003;Adam, Jean-Michel, Linguistique Textuelle: Typologie et Sequentialité, Apprendre /Enseigner, 1987 ;Amor, Emília, Didáctica do Português, Texto Editora, 1993;