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A importância da inteligência emocional e das competências pessoais, sociais e emocionais nos docentes, na relação pedagógica e na sua satisfação no trabalho turma T1

Apresentação

O ambiente escolar é um espaço de troca de experiências e vivências, importantes para alunos e professores. Contudo, a demanda emocional que a prática docente exige pode levar a doença mental. Neste sentido, vários estudos apontam para o facto de que os professores com uma maior capacidade para identificar, compreender, regular e pensar emoções de forma inteligente possuem mais recursos e apresentam-se emocionalmente mais preparados para lidar melhor com eventos adversos que, muitas vezes, surgem no contexto educacional. Tal capacidade tem sido definida como uma competência emocional que envolve um "conjunto de conhecimentos, capacidades, habilidades e atitudes para compreender, expressar e regular de forma apropriada os fenómenos emocionais", capaz de proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem e relações interpessoais. Podemos afirmar que o exercício da docência, na sociedade atual demanda esforços para além das habilidades técnicas. Desempenhar esta nobre função é muito mais do que ensinar em sala de aula, uma vez que a educação escolar também passou a ser responsável por contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos alunos. O desenvolvimento destas competências, por parte dos docentes, sabe-se, hoje em dia, que está íntima e intrinsecamente ligado ao conceito de satisfação profissional. Fatores como autonomia e interação com os alunos, contribuem, para tal, do mesmo modo como alguns fatores extrínsecos, como questões salariais, oportunidades de progressão na carreira e reconhecimento, condições materiais de trabalho ou relações com colegas.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

•Reconhecer a importância da Inteligência Emocional e do desenvolvimento das Competências Socioemocionais em contexto escolar; •Identificar e distinguir diversas emoções humanas; •Aprender a função das emoções; •Compreender o comportamento dos outros através do entendimento das emoções; •Desenvolver competências de autorregulação •Resolver e gerir conflitos; •Comunicar de forma positiva e eficaz; •Conhecer diferentes programas de desenvolvimento das competências pessoais, sociais e emocionais; •Implementar atividades em contexto escolar com grupos de crianças e adolescentes; •Promover o desenvolvimento de competências e o empowerment, no sentido do bem-estar, da saúde, do sucesso educativo e do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; •Perceber o conceito de stress; •Identificar sinais e sintomas de stress; •Conhecer técnicas de controlo e gestão do stress; •Desenvolver e aperfeiçoar técnicas de autoproteção.

Conteúdos

Inteligência Emocional: Reconhecer e gerir emoções (5 horas) •As Emoções •Inteligência Emocional: Conceitos •As Emoções Básicas •Competências da Inteligência Emocional – autoconsciência, autocontrolo, consciência social, aurorregulação, empatia O Processo de Comunicação e a Inteligência Emocional (5 horas) •Elementos do Processo de Comunicação •Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal •Barreiras à Comunicação •Escuta Ativa •Atitudes Comunicacionais – Comunicação Positiva •A importância do feedback •Assertividade – Dimensões do comportamento assertivo •Estratégias para desenvolver a Assertividade Resolução de conflitos, comunicação Assertiva e Empatia (5 horas) •Diferentes tipos de conflito: Fontes de conflito •Conflito enquanto processo •Estilos pessoais de gestão de conflitos – A mediação como estratégia de resolução de conflitos •Conflito como oportunidade de melhoria Gestão do Stress (5 horas) • Stress: definição e conceitos • As fontes significativas de stress • Perfil pessoal de gestão do stress • O stress – causas e consequências • Influência do stress no desempenho pessoal e profissional • O corpo e o stress: sintomas e prevenção • Técnicas de relaxamento A importância do desenvolvimento de competências Pessoais, Sociais e Emocionais (5 horas) •A estrutura CASEL para implementação de SEL; •Ferramentas e estratégias de autoconhecimento •Inteligência Social e Colaboração •Habilidades de colaboração e relacionamento; •Autonomia, responsabilidade e interdependência saudável Trabalho autónomo – (25 horas) Os formandos deverão desenvolver 3 Planos de aula, onde deverão incluir atividades que permitam desenvolver as competências ministradas na formação.

Metodologias

Nesta ação pretende-se introduzir uma dialética entre teoria e prática, com uma preferência pelas dinâmicas de grupo e role play, que permitam a promoção de competências fundamentadas e suportadas por uma base teórica, partindo para a pesquisa de atividades e ações a implementar em contexto de formação e, posteriormente, após avaliação e reflexão, em contexto de sala de aula/escola. O formador deve ter um papel promotor e facilitador de reflexão permanente, com os formandos. Devem ser criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos.

Avaliação

• Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões; • Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individual ou em grupo; • Relatórios dos formandos; • Avaliação de acordo com os critérios aprovados pelo CCPFC. • A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais

Bibliografia

•CASEL, (2013). CASEL Guide: Effective Social and Emotional Learning Programs. Preschool and Elementary School Edition.•Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva.•Goleman, D. (2011). Inteligência social: a nova ciência do relacionamento humano. Lisboa: Círculo de Leitores.•Moreira, P. (2019). Inteligência emocional – uma abordagem prática. Idiotique.•Raimundo, R. (2012). Devagar de vai ao longe: implementação de um programa de promoção de competências socio-emocionais em crianças. Tese de doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia.

Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 40.00€
Início: 06-04-2024
Fim: 20-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121708/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Guarda