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Ler também é Sentir: Ferramentas Digitais Na Sala de Aula e na Biblioteca Escolar. turma T2

Apresentação

O desenvolto modo com que as nossas crianças correspondem ao uso das ferramentas tecnológicas, a natural apetência para o seu uso em modo de fruição, garantem ao professor, uma vez dominadas diferentes plataformas, colocando-as ao serviço da pedagogia, um maior sucesso na aquisição de competências diversificadas. Aliciar, de forma positiva cada aluno, para uma aprendizagem mais lúdica e apelativa, onde a construção do saber está ao serviço das múltiplas necessidades para a sua formação integral, permite ter-se sucesso, tanto em sala de aula como no espaço da Biblioteca Escolar. A Biblioteca é um "carrefour" de conhecimento, onde todas as áreas do Saber confluem e se pode aprender de forma global, transversal, multiversa, uma vez que garante a aquisição de saber articulado. As múltiplas literacias e inteligências emocionais convergem no espaço escolar e na família e é possível e urgente o seu reconhecimento, aceitação e integração. Em articulação com a sala de aula, os alunos podem assim acessar a um autoconhecimento e conhecimento do mundo, mais vasto, que os prepara para a vida ativa. A Biblioteca, pode e deve, em articulação com o conselhos de turma, promover o trabalho de projeto, em grupos pequenos, de forma a que os alunos possam reconhecer emoções, aprender a lidar com elas e a ajudar os colegas, de forma a criar ambientes aprazíveis, construtivos e onde o afeto seja um condutor, por excelência, para os bons resultados das aprendizagens e construção do indivíduo de forma mais plena.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.

Objetivos

• Compreender a importância pedagógica da Leitura, tanto no campo afetivo como no cognitivo; • Desenvolver a capacidade de estimular a relação da criança/jovem com a leitura expressiva, através dos afetos; • Desenvolver o gosto pela leitura expressiva e pelo reconto; • Assegurar progresso na autoestima dos alunos através da promoção da autonomia e autocorreção; • Desmistificar o erro e recorrer a ele para ultrapassar bloqueios na leitura expressiva; • Usar o erro para promover o gosto pela correção e melhoria de prestações em atividades de leitura; • Dinamizar estratégias de incentivo à leitura expressiva e de promoção da leitura na biblioteca escolar e na sala de aula; • Alargar proficiências no âmbito do uso de ferramentas digitais; • Desenvolver competências na área das tecnologias da informação;

Conteúdos

1. A promoção da leitura recreativa e a sua importância no desenvolvimento das competências definidas no PASEO - Práticas de promoção de leitura recreativa e experimentação em tempo real. - Novos tipos de texto, novas implicações pedagógicas - As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa - Ferramentas e serviços da Web 2.0 (vocaroo, audacity, voki, youcut) -Projetos de promoção da leitura recreativa e da escrita com recursos às novas tecnologias 2. O perfil do mediador -A promoção da leitura recreativa e concurso de escrita em sala de aula com recurso à publicação em blogue/site. -Escolha de obras, de acordo com projetos escolares, Plano Anual de Atividades e necessidades dos alunos 3. As emoções e o trabalho colaborativo - Organização de um Clube de Leitura - Livros digitais e áudio livros -Ferramentas para elaboração de livros digitais (Storyjumper, issuu) - A construção de jogos para verificação e validação de leituras(Sala de aula invertida) 4. Outras formas de promover a leitura recreativa - Criação de trailers de livros pelos alunos - Potencialidades do Padlet, do issuu, canva, stopmotion

Metodologias

Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0.

Avaliação

Regime de avaliação dos formandos Avaliação será feita de acordo com a realização de um trabalho final individual. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao no 3 do artigo 13o do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua, que terá em consideração os seguintes aspetos: 1) Participação e discussão temática (25% - 5 VALORES); 2) Trabalhos práticos realizados ao longo da formação (60% - 12 VALORES); 3) Trabalho final: elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias (15% - 3 VALORES). Fundamentação da adequação dos formadores propostos

Bibliografia

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfhttps://webinars.dge.mec.pt/webinar/literacia-emergente-e-aprendizagem-da-leitura-e-da-escritaRinaldo Almeida, Mediações Sistémicas nas Escolas, 2019, Ed. MahatmaAntónio Damásio, A Estranha ordem das coisas: A vida, os sentimentos e as culturas humanas, 2017, Temas & Debates, Círculo de Leitoreshttp://www.educatorstechnology.com/2016/05/top-ted-ed-lessons-on-critical-thinking.html http://en.linoit.com/

Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 11-05-2024
Fim: 25-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120031/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online