LE FRANÇAIS chiche ou pas chiche? - lecionar o currículo da língua estrangeira, com recurso a atividades digitais. turma T148
Apresentação
Em 2020, a pandemia demonstrou que é urgente alterar a forma como se ensina. Os docentes tiveram que adquirir, à pressa, novas competências digitais de modo a tornar as suas aulas mais dinâmicas. A sociedade também tem vindo a mudar, os alunos de hoje não são os mesmos do que há dez ou vinte anos. O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) determina as competências que os alunos devem adquirir ao longo do seu percurso escolar, apelando à sua criatividade e autonomia. O PASEO, aliado às medidas definidas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2022, de 18 de julho, definem a necessidade urgente de todos os docentes adquirirem novas competências, por forma a capacitar os alunos de competências digitais fundamentais, atualmente. Os jovens têm, hoje, acesso a uma panóplia de conteúdos educativos e apelativos que deveriam ser capazes de envolve-los. Cabe ao professor procurar ir ao encontro dos gostos dos jovens e saber cativá-los, graças a esses novos métodos de ensino mais atrativos, sendo um elo facilitador de novas aprendizagens. Existem inúmeras possibilidades de ensinar conteúdos gramaticais ou vocabulário de forma mais apelativa, indo ao encontro dos gostos dos jovens. Esta ação de formação pretende motivar os professores a motivar, por sua vez, os alunos. Procurará apelar à necessidade do público-alvo compreender o funcionamento de novas plataformas digitais como forma de procurar que os alunos usem a sua criatividade, ligada aos conteúdos lecionados. Os professores deverão ser capazes de ensinar os alunos a criar, a serem mais autónomos e a trabalhar de forma colaborativa.
Destinatários
Professores dos Grupos 210, 320
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 320.
Objetivos
4. OBJETIVOS A ATINGIR (1000 caracteres) - Desenvolver a capacidade de construir materiais pedagógicos atrativos e atuais; - Estimular a prática de experiências mais ativas em sala de aula; - Refletir sobre a forma como abordar as competências do PASEO; - Divulgar ideias e experiências de aprendizagem diversificadas que estimulem a criatividade, o espírito crítico, a comunicação e o trabalho colaborativo nos alunos; - Partilhar experiências de ensino-aprendizagem.
Conteúdos
Objetivos da ação e forma de avaliação dos formandos 1 . Contextualização do PASEO no objetivo da ação 2. Metodologias 2.1. Divulgação de material e ideias 2.2. Métodos de pesquisa 3. Operacionalização 3.1. Construção de materiais/atividades a implementar em sala de aula 3.2. Apresentação dos materiais/atividades e reflexão crítica.
Metodologias
Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0.
Avaliação
- Avaliação contínua; - Assiduidade e pontualidade; - Participação e interesse; - Avaliação da apresentação de propostas de trabalho e atividades. Escala classificativa de 1 a 10 valores: De 1 a 4,9 valores Insuficiente (zero créditos); De 5 a 6,4 valores Regular; De 6,5 a 7,9 valores Bom; De 8 a 8,9 valores Muito Bom; De 9 a 10 valores Excelente;
Bibliografia
http://www.educatorstechnology.com/2016/05/top-ted-ed-lessons-on-critical-thinking.html http://en.linoit.com/-https://webinars.dge.mec.pt/webinar/literacia-emergente-e-aprendizagem-da-leitura-e-da-escritaDUMONT, P. (1998) Le français par la chanson. Paris, LHarmattan.SOCIÉTÉ HACHETTE LIVRE, Branche Education Français Langue Étrangère : https://www.hachettefle.com/CADRE EUROPÉEN COMMUN DE RÉFÉRENCE POUR LES LANGUES, (2000) Conseil de la Coopération Culturelle, Division des langues vivantes, Strasbourg, Paris: Didier.