Percursos na natureza: promover habilidades motoras, de orientação e de educação ambiental turma T1
Apresentação
Atendendo a que as Dificuldades de Aprendizagem são reconhecidas como sendo um dos mais sérios problemas que afetam algumas das crianças em idade escolar, e que com o alargamento da prática desportiva a todos os indivíduos, torna-se pertinente refletir sobre esta temática, tendo igualmente em consideração aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. Autores, como Vítor Cruz e colaboradores (1996), apontam como benefícios da prática do exercício físico, melhorias no rendimento académico, memória, perceção, funcionamento intelectual e eficiência no trabalho. Tendo em consideração que, através da orientação, se consegue a multidisciplinaridade, pelo aproveitamento dos elementos envolventes, assim como pela abordagem da relação direta que esta modalidade mantém com outras disciplinas, como sejam o Estudo de Meio, a Matemática e a Expressão Plástica, foi planificada a presente ação de formação, que visa promover o conhecimento da modalidade, abordar conceitos básicos e proporcionar conhecimentos e competências elementares ao nível da didática e das técnicas da Orientação. Almeja, ainda, refletir sobre um conjunto de estratégias para promover, junto de alunos dos ensinos pré-escolar e 1º CEB e alunos com dificuldades de aprendizagem, a autonomia e o autoconceito, por meio de um conhecimento utilitário e transversal que a Orientação possibilita, nomeadamente através de resolução de situações problemáticas que envolvam a deslocação do aluno de um determinado local para outro.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910.
Objetivos
Informar sobre noções contextualizantes da modalidade: noção de Orientação e enquadramento da modalidade. Identificar as características do meio e as potencialidades para realizar atividades de ar livre de orientação Dar a conhecer metodologias de iniciação à Orientação em espaços interiores da escola e espaços circundantes, utilizando mapas simples e croquis salas de aula, ginásio, perímetro escolar, jardins/parques públicos, estádios, ; Conhecer técnicas e métodos de análise cartográfica; saber ler, interpretar e compreender cartas e mapas; Analisar os comportamentos dos alunos e os resultados alcançados; Aplicar as técnicas de progressão na natureza com destreza e segurança; Orientar grupos em percursos pela natureza com segurança; Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem; Alertar os professores para o excelente potencial interdisciplinar da Orientação.
Conteúdos
Apresentação da metodologia da ação (Grelha de conteúdos; calendarização e avaliação da formação) Enquadramento da atividade - Conhecimento da atividade, objetivos, história, materiais, equipamentos Iniciação à orientação na escola através de mapas simples - Leitura do mapa -Noção de Planificação - A Legenda - Localização e Orientação do Mapa Através dos Pontos de Referência - Noção das Distância e Escalas Regras básicas no ensino da orientação Técnicas básicas de orientação Orientação ao longo de uma referência linear Realização de pequenos atalhos Bússola Leitura do relevo Escolher um ponto de ataque Orientação detalhada Planear o itinerário Relocalização Estruturação do ensino Avaliação
Metodologias
A metodologia de trabalho deste curso de formação será de caráter prático e teórico, na sala de aula. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projecto de intervenção na Escola.
Avaliação
8. REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS A avaliação dos formandos incluirá uma componente de análise do desempenho presencial e não presencial, tendo em conta os seguintes critérios: a) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: - Participação (serão tidos em conta indicadores como a pertinência e clareza das intervenções, o interesse e a motivação, a assiduidade e pontualidade, ); - Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; - Trabalhos e atividades realizados. b) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho não presencial: - Conteúdo do portefólio individual (organização, quantidade e qualidade, rigor, fundamentação, coerência interna, apresentação); c) Ponderação dos critérios de avaliação/classificação Componente de trabalho presencial: Assiduidade Participação (Integração no grupo (4%); Participação nas sessões (4%); realização das tarefas propostas (9%); iniciativa/autonomia (4%); pontualidade (4%) 25 % Conhecimento (Trabalho Produzido: qualidade e adequação dos trabalhos (45%); nível de intervenção pedagógica (15%); reflexão crítica (15%) 75%.
Bibliografia
1. Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2015); Manual do Traçador de Percursos, FPO.2. Madeira, Mário e Vidal, José Carlos (2011) Percursos na natureza. Perspectivas de um percurso pedagógico Ministério da Educação, Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.3. Fernandes, António José Serôdio, (2001), Orientação na Escola Didáctica da orientação, Vila Real, UTAD.4. Mendonça, Camilo (2017) Orientação. Desporto na Natureza Ministério da Educação e Cultura, Divisão de Documentação da Direção Geral dos Desportos, Antologia de Textos, Desporto na Escola.5. Madeira, Mário e Vidal, José Carlos (2013);A Orientação na escola; Dossier da Revista Horizonte, vol. X, n.º 55.
Anexo(s)
Formador
Carlos Filipe da Silva Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-06-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Presencial |
2 | 22-06-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Presencial |
3 | 29-06-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Presencial |