185

Percursos na natureza: promover habilidades motoras, de orientação e de educação ambiental turma T1

Apresentação

Atendendo a que as Dificuldades de Aprendizagem são reconhecidas como sendo um dos mais sérios problemas que afetam algumas das crianças em idade escolar, e que com o alargamento da prática desportiva a todos os indivíduos, torna-se pertinente refletir sobre esta temática, tendo igualmente em consideração aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. Autores, como Vítor Cruz e colaboradores (1996), apontam como benefícios da prática do exercício físico, melhorias no rendimento académico, memória, perceção, funcionamento intelectual e eficiência no trabalho. Tendo em consideração que, através da orientação, se consegue a multidisciplinaridade, pelo aproveitamento dos elementos envolventes, assim como pela abordagem da relação direta que esta modalidade mantém com outras disciplinas, como sejam o Estudo de Meio, a Matemática e a Expressão Plástica, foi planificada a presente ação de formação, que visa promover o conhecimento da modalidade, abordar conceitos básicos e proporcionar conhecimentos e competências elementares ao nível da didática e das técnicas da Orientação. Almeja, ainda, refletir sobre um conjunto de estratégias para promover, junto de alunos dos ensinos pré-escolar e 1º CEB e alunos com dificuldades de aprendizagem, a autonomia e o autoconceito, por meio de um conhecimento utilitário e transversal que a Orientação possibilita, nomeadamente através de resolução de situações problemáticas que envolvam a deslocação do aluno de um determinado local para outro.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 910.

Objetivos

•Informar sobre noções contextualizantes da modalidade: noção de Orientação e enquadramento da modalidade. •Identificar as características do meio e as potencialidades para realizar atividades de ar livre de orientação •Dar a conhecer metodologias de iniciação à Orientação em espaços interiores da escola e espaços circundantes, utilizando mapas simples e croquis – salas de aula, ginásio, perímetro escolar, jardins/parques públicos, estádios, …; • Conhecer técnicas e métodos de análise cartográfica; saber ler, interpretar e compreender cartas e mapas; •Analisar os comportamentos dos alunos e os resultados alcançados; •Aplicar as técnicas de progressão na natureza com destreza e segurança; •Orientar grupos em percursos pela natureza com segurança; •Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem; •Alertar os professores para o excelente potencial interdisciplinar da Orientação.

Conteúdos

•Apresentação da metodologia da ação (Grelha de conteúdos; calendarização e avaliação da formação) •Enquadramento da atividade - Conhecimento da atividade, objetivos, história, materiais, equipamentos •Iniciação à orientação na escola através de mapas simples - Leitura do mapa -Noção de Planificação - A Legenda - Localização e Orientação do Mapa Através dos Pontos de Referência - Noção das Distância e Escalas •Regras básicas no ensino da orientação •Técnicas básicas de orientação Orientação ao longo de uma referência linear • Realização de pequenos atalhos • Bússola • Leitura do relevo • Escolher um ponto de ataque • Orientação detalhada • Planear o itinerário • Relocalização • Estruturação do ensino • Avaliação

Metodologias

A metodologia de trabalho deste curso de formação será de caráter prático e teórico, na sala de aula. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projecto de intervenção na Escola.

Avaliação

8. REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS A avaliação dos formandos incluirá uma componente de análise do desempenho presencial e não presencial, tendo em conta os seguintes critérios: a) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: - Participação (serão tidos em conta indicadores como a pertinência e clareza das intervenções, o interesse e a motivação, a assiduidade e pontualidade, …); - Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; - Trabalhos e atividades realizados. b) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho não presencial: - Conteúdo do portefólio individual (organização, quantidade e qualidade, rigor, fundamentação, coerência interna, apresentação); c) Ponderação dos critérios de avaliação/classificação Componente de trabalho presencial: Assiduidade Participação (Integração no grupo (4%); Participação nas sessões (4%); realização das tarefas propostas (9%); iniciativa/autonomia (4%); pontualidade (4%) – 25 % Conhecimento (Trabalho Produzido: qualidade e adequação dos trabalhos (45%); nível de intervenção pedagógica (15%); reflexão crítica (15%) – 75%.

Bibliografia

1. Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2015); “Manual do Traçador de Percursos”, FPO.2. Madeira, Mário e Vidal, José Carlos (2011) – “Percursos na natureza. Perspectivas de um percurso pedagógico” – Ministério da Educação, Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.3. Fernandes, António José Serôdio, (2001), Orientação na Escola Didáctica da orientação, Vila Real, UTAD.4. Mendonça, Camilo (2017) – “Orientação. Desporto na Natureza” – Ministério da Educação e Cultura, Divisão de Documentação da Direção Geral dos Desportos, Antologia de Textos, Desporto na Escola.5. Madeira, Mário e Vidal, José Carlos (2013);“A Orientação na escola”; Dossier da Revista Horizonte, vol. X, n.º 55.

Anexo(s)

Formador

Carlos Filipe da Silva Chagas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-06-2024 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
2 22-06-2024 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
3 29-06-2024 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 40.00€
Início: 15-06-2024
Fim: 29-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-117513/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Estarreja