Escola para todos - Estratégias, Instrumentos e Recursos para Promover a Inclusão turma T1
Apresentação
As escolas devem providenciar apoio especializado e garantir os recursos e as adaptações necessárias para uma aprendizagem efetiva, estando prevista a possibilidade de flexibilizar e adaptar o currículo escolar, definir as medidas educativas e os métodos de ensino a implementar, para responder às necessidades dos alunos. Este quadro normativo incentiva a colaboração entre professores, pais, encarregados de educação e outros especialistas para implementar diferentes estratégias de inclusão. Reforça a responsabilidade das escolas pela monitorização e avaliação das práticas inclusivas, assegurando que sejam cumpridos os pressupostos estabelecidos por lei no que concerne à inclusão dos alunos. Com esta formação pretende-se desenvolver o conhecimento aprofundado do Decreto-Lei 54/2008 de 6 de julho, clarificar a sua operacionalização, refletir sobre a prática educativa, questionar os procedimentos adotados na definição de estratégias e metodologias que promovam salas de aulas inclusivas.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
o Conhecer as diferentes conceções de currículo- enquadramento teórico; o Dominar os conceitos e os pressupostos da educação inclusiva; o Apreender os princípios subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho e a Lei 116/2019 de 13 de setembro; o Identificar os níveis de intervenção definidos no Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho; o Identificar as barreiras à aprendizagem presentes na sala de aula e na escola; o Conhecer, adaptar e aplicar estratégias que promovam a inclusão dos alunos; o Selecionar as metodologias que promovam o acesso ao currículo a todos os alunos, com enfoque nos alunos com necessidades especificas de aprendizagem; o Adotar praticas de avaliação que promovam a equidade, a participação e potenciem a inclusão e participação.
Conteúdos
o Conceção de Currículo- Conceitos e pressupostos da educação inclusiva- Evolução do Conceito de Inclusão o O Decreto-Lei 54/2008 de 6 de julho- princípios orientadores; abordagem multinível; medidas educativas o Estratégias e metodologias para potenciar a inclusão- Desenho Universal para a Aprendizagem; trabalho colaborativo; equipas educativas; trabalho de projeto o Recursos da escola para promover a inclusão (CAA; EMAEI; CRI; CRTIC; Recursos da Comunidade- ELI; CPCJ; Saúde Escolar - ACES/ULS; Instituições da comunidade e outros o Avaliação das aprendizagens à luz do Decreto-Lei 54/2019 de 6 de julho- adaptações no processo de avaliação
Metodologias
A metodologia adotada será baseada em aulas teórica/praticas, sustentadas na análise dos normativos legais e de documentos selecionados, de forma a promover a discussão e a reflexão sobre os temas a abordar. Serão discutidos casos práticos com o objetivo de enriquecer a partilha pedagógica. Na abordagem de algumas temáticas será utilizado o role play, sob a forma de desafios para que os formandos possam criar/vivenciar cenários de aprendizagem diversificados que conduzam a uma reflexão sobre contextos inclusivos. Serão ainda apresentados e partilhados materiais elaborados pela formadora e/ou pelos formandos fomentando a construção de um ambiente de aprendizagem significativo e colaborativo.
Avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa dos formandos, expressa numa escala de 1 a 10 valores, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Participação-assiduidade, intervenções orais e tarefas realizadas individualmente ou em grupo) 50 % - Trabalho individual final em formato de reflexão crítica - 50 %
Bibliografia
Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora.Gonçalves, D. (2018). Educação inclusiva: Desafios, IDEA ́s e boas práticas. Lisboa: Lispsic.Lemos, Valter (2013). Políticas Públicas de Educação: Equidade e Sucesso Escolar, Revista Sociologia, Problemas e Práticas, nº 73, pp 151-169.Sanches &Teodoro (2006). Da Integração à Inclusão Escolar, Perspectivas e Conceitos, Revista Lusófona da Educação. 8, 67.DGE. (2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia) Ação de formação relevante na “dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento”, de acordo com o plasmado no nº. 5, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril de 2023.
Formador
Maria Fernanda Gonçalves Barroso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 16-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 23-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |