Educar para a emergência climática - uma abordagem pedagógica turma T1
Apresentação
Num contexto de adaptação e combate às alterações climáticas, as Escolas são chamadas a intervir, monitorizar e avaliar o impacto das suas ações. Se por um lado é importante realizar planos, por outro é relevante ter indicadores e estabelecer metas e objetivos. A formação docente constitui uma das mais importantes e poderosas ferramentas na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e no diálogo intergeracional. A implementação de ações de formação, em especial sobre este tema, tem um papel basilar e estruturante na incorporação e difusão dos valores e objetivos de desenvolvimento sustentável e um motor de mobilização da sociedade através dos alunos, das suas famílias e da restante comunidade educativa. Esta ação de formação tem como principal objetivo, dotar os docentes dos grupos 230 (matemática e ciências), 400 (Geografia) 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), de conhecimentos essenciais na área das alterações climáticas, contribuindo para a atualização dos seus conhecimentos e das suas práticas profissionais, no âmbito da literacia ambiental, assegurando que todos os alunos adquiram o conhecimento e as competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável através de estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável constituem metas a atingir até 2030.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 420, 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510 e 520.
Objetivos
Reforçar as competências técnico-pedagógicas dos Docentes na área da educação ambiental; Favorecer a partilha de experiências; Debater métodos de ensino-aprendizagem com vista à execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Capacitar os docentes para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais, definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Promover a implementação de projetos de combate às alterações climáticas, nas Escolas/ Comunidade; Promover a conceção de materiais pedagógicos adequados ao contexto, adaptando-os ao público-alvo e às necessidades sentidas; Introduzir novas práticas utilizando os resultados obtidos na formação; Promover a partilha de experiências e boas práticas..
Conteúdos
- Enquadramento legal da Educação Ambiental, em contexto escolar.. Definição/aferição de conceitos - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em contexto educativo e o Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal. - Alterações climáticas - causas, efeitos e consequências. -Alterações climáticas: efeitos na biodiversidade e geodiversidade. - Indicadores dos impactos da ação humana sobre o meio ambiente. - Emergência climática - boas práticas
Metodologias
Método pedagógico interativo com recurso a exercícios, análise de casos e estudos, prática simulada tendo por base sessões teórico-práticas, ativas e colaborativas, com recurso a metodologias/apps digitais. Conceção e execução de um projeto pedagógico, de combate à emergência climática. Aplicação de materiais em contexto escolar. Sessões síncronas com metodologias ativas e participativas e acompanhamento, pela formadora, da componente prática (20h). Sessões assíncronas para estruturação da componente prática a realizar em contexto escolar pelos próprios formandos (5h).
Avaliação
Avaliação contínua Participação nas sessões 40%;- Produto da formação materiais produzidos 60%; Dentro desses 60%, um quarto (15%) será para discussão a realizar online com a câmara ligada. Criar e desenvolver um projeto, no âmbito da emergência climática, que possa ser utilizado na prática docente. Os formandos serão avaliados e classificados utilizando a escala de 0 a 10 valores, em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais Cartas Circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da Formação Contínua de Professores.
Bibliografia
APA Agência Portuguesa do Ambiente (2009). Portuguese National Inventory Report on Greenhouse Gases, 1990- 2007, Amadora, 621ppChristensen JH, Christensen OB (2017). A summary of the PRUDENCE model projections of changes in European climate by the end of this century. Climatic Change 81, supplement 1: 7-30.Fraga-Corral, M., Ronza, P., Garcia-Oliveira, P., Pereira, A. G., Losada, A. P., Prieto, M. A., Quiroga, M. I., & Simal-Gandara, J. (2022). Aquaculture as a circular bio-economy model with Galicia as a study case: How to transform waste into revalorized by-products. Trends in Food Science & Technology, 119, 2335. https://doi.org/10.1016/j.tifs.2021.11.026 .Furfari, Samuel (2020). Hystérie climatique et croissance des énergies fossiles, Energie 2019, Ed. Auteur.J. Houghton Global Warming The complete Briefing, Cambridge University Press, 438 pp T.M. Letcher, 2009. Climate Change: Observed Impacts on Planet Earth. Elsevier, 444 pp D. Archer The Long Thaw: How humans are changing the next 100,000 years of Earths Climate, Princeton, 180 pp.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 16-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |