196

A inclusão a partir do desporto: aprender a jogar, jogando- iniciação ao ensino dos JDC (futebol e voleibol) turma T2

Apresentação

Atendendo à organização prevista no currículo, dada pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, e garantindo a adequação ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017), as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do EB, bem como o Decreto-Lei n.º 54/2018, que identifica as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, pretende-se, com a realização desta formação, introduzir e aprofundar conhecimentos referentes aos blocos que integram esta disciplina (Perícias e Manipulações, Jogos Pré-Desportivos e Jogos Desportivos Coletivos: Futebol e Voleibol). Ambiciona-se permitir que, através de novas práticas, se assegurem melhores condições para a implementação e valorização da Educação Física, nas suas diversas vertentes e enquanto área curricular. Importa auxiliar os docentes dos ensinos pré-escolar, de 1º. Ciclo e de Educação Especial, através da diferenciação de novas estratégias de ensino na abordagem desta área, promovendo a sua formação contínua com vista à sua utilização na intervenção pedagógica de cada um.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930.

Objetivos

Identificar e caracterizar as fases do desenvolvimento motor infantil e analisar os seus fatores condicionadores. Identificar e conhecer os objetivos e conteúdos dos diferentes blocos de intervenção da Educação e Expressão Físicomotora Compreender a importância que a Educação Física desempenha no processo de desenvolvimento global da criança e em alunos com NEE. Identificar e aplicar Jogos Pré-desportivos e perceber a sua utilidade na iniciação dos Jogos Desportivos Coletivos. Aprofundar conhecimentos e competências ao nível do ensino dos Jogos Pré-desportivos e Jogos Desportivos Coletivos, através de diferentes estratégias didáticas, de forma a dotar os professores de capacidades para abordarem de uma forma mais sistemática diferentes tipos de exercícios. •Planear, coordenar e promover atividades de Educação Física, com recurso a atividades físicas formais ou de carácter lúdico e recreativo, nos vários contextos escolares adaptando-as às características e necessidades individuais ou de grupo. •Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem.

Conteúdos

• Apresentação da metodologia da ação; • Da Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM) à Educação Física; • Natureza e significado da Educação Física no pré-escolar e na Educação Básica; • O papel da Educação Física no desenvolvimento/formação global das crianças e jovens com NEE; • Princípios orientadores da intervenção pedagógica (pré-escolar, 1º CEB e Ed. Especial ) • Propostas de aprendizagem e aperfeiçoamento: - Perícia e Manipulação; - Jogos Pré-Desportivos; - Jogos Desportivos Coletivos (através de jogos reduzidos e condicionados); - Introdução à modalidade de Futebol; - Introdução à modalidade de Voleibol.

Metodologias

A metodologia de trabalho deste curso de formação será de caráter prático e teórico, na sala de aula e em pavilhão. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projeto de intervenção na Escola, que tenha em consideração a especificidade de cada aluno e as suas potencialidades e handicaps (quer no caso de alunos com NEE, quer no caso de alunos do ensino regular).

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação dos formandos incluirá uma componente de análise do desempenho presencial e não presencial, tendo em conta os seguintes critérios: a) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: - Participação; - Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; - Trabalhos e atividades realizados. b) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho não presencial: - Conteúdo do portefólio individual (organização, quantidade e qualidade, rigor, fundamentação, coerência interna, apresentação). Componente de trabalho presencial: - Assiduidade - Participação (Integração no grupo (4%); participação nas sessões (4%); realização das tarefas propostas (4%); iniciativa/autonomia (4%); pontualidade (4%) – 20 % - Conhecimento (Trabalho Produzido: qualidade e adequação dos trabalhos (45%); nível de intervenção pedagógica (20%); reflexão crítica (15%) – 80%.

Bibliografia

Antunes, S., Sampaio J. (2003). O ensino do Basquetebol através do Conhecimento Táctico. In Godoy, S., Garcia, M. (Eds.). Presented at II Congreso Ibérico de Baloncesto, Cáceres - Spain.Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1 – O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos, Lisboa: Edições FMH.Mesquita, I. & Graça, A. (2002). A perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino dos jogos desportivos colectivos. In Projecto Prata da Casa (Eds). Cultura e Contemporaneidade na educação física e no desporto. E agora? (pp. 133-139).Queirós, P. (2000). A Educação Física no 1º Ciclo – Algumas Particularidades. In: Educação Física no 1º Ciclo. (Org.) Botelho Gomes. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Câmara Municipal do Porto/ Pelouro do Fomento Desportivo.Souza, M. P. d. (2007). Educação Física Adaptada para pessoas portadoras de necessidades visuais especiais [Versão eletrónica]. Revista Digital efdeportes. Consult. 6 Junho, disponível em www.efdeportes.com/efd111/educacao-fisicaadaptada.htm.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Carlos Filipe da Silva Chagas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2025 (Sábado) 09:30 - 18:30 9:00 Presencial
2 22-02-2025 (Sábado) 09:30 - 18:30 9:00 Presencial
3 08-03-2025 (Sábado) 09:30 - 18:00 8:30 Presencial
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 40.00€
Início: 15-02-2025
Fim: 08-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-117831/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Estarreja

INSCREVER-ME