(Re)conhecer o meio em que vivo - atividade física e percursos pedestres como promotores de conhecimento ambiental e cultural turma T2
Apresentação
Os sedentarismos aliados à inatividade física têm contribuído bastante para os inúmeros problemas de saúde que afetam as crianças. Condições crónicas como a obesidade infantil, a asma e as PHDA beneficiam da prática de atividades ao ar livre. Tendo em consideração que, através do conceito de Outdoor Learning, associado à realização de percursos pedestres, se consegue a multidisciplinaridade, pelo aproveitamento dos elementos envolventes, assim como pela abordagem da relação direta que esta modalidade mantém com outras disciplinas, como sejam o Estudo de Meio, a Matemática e a Expressão Plástica, foi planificado a presente curso, que visa promover o conhecimento desta prática, abordar conceitos básicos e proporcionar conhecimentos e competências elementares ao nível da didática e das técnicas inerentes à prática de percursos pedestres. Pretende refletir sobre um conjunto de estratégias para promover, junto de alunos dos ensinos pré-escolar e 1º ciclo e alunos com dificuldades de aprendizagem, a autonomia e o autoconceito, por meio de um conhecimento utilitário e transversal que esta prática possibilita, nomeadamente através de resolução de situações problemáticas que envolvam a deslocação do aluno de um determinado local para outro. Com esta ação de formação visa-se potenciar a literacia ambiental dos locais, incrementando a realização de saídas de campo e atividades ao ar livre, dos professores/educadores, integrando-as no processo de ensino-aprendizagem.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100; 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100; 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100; 110 e 910.
Objetivos
- Dar a conhecer e interpretar o papel formativo e educativo das Atividades Físicas de Exploração da Natureza; - Desenvolver competências pedagógicas de aulas de Percursos na Natureza; - Em redor dos percursos pedestres-alvo dar a conhecer o território, a sua geodiversidade, mas também a sua biodiversidade e a sua cultura. - Fomentar a relação das crianças/jovens com a Natureza, através de ações de utilização e preservação do meio ambiente; - Fornecer informação específica sobre os Percursos Pedestres e a Orientação como conteúdo curricular de Educação Física - Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem; - Conceber, dinamizar e realizar as atividades de interpretação dos recursos naturais e rurais de uma região; - Construir programas de passeios pedestres com enfoque nos recursos endógenos. - Elaborar percursos pedestres com recurso à leitura de cartas topográficas e instrumentos de medição e de orientação.
Conteúdos
A - Desportos de Natureza - Enquadramento Conceito, Valorização social e Motivações individuais. (1hora) B -Orientação 1. Enquadramento conceptual e teórico - História e enquadramento institucional; 2. Conceito de Orientação como modalidade desportiva e meio ambiente; 3. Disciplinas da orientação; 4. Materiais e equipamento: 5. Dar a conhecer metodologias de iniciação à Orientação em espaços interiores da escola e espaços circundantes, utilizando mapas simples e croquis salas de aula, ginásio, perímetro escolar, jardins/parques públicos, estádios, ; 6. Conhecer técnicas e métodos de análise cartográfica; saber ler, interpretar e compreender cartas e mapas; (2 horas) 7. Aplicar as técnicas de progressão na natureza com destreza e segurança. (1 hora) C - Pedestrianismo 1. Conceito de Pedestrianismo; 2. Os graus de dificuldade e as questões de segurança; 3. Os diferentes tipos de rotas; 4. Formatos diferenciados de organização e a programação dos percursos. (2 horas) 5. Potenciar a planificação e implementação de atividades de percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e os sinais de orientação respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente (1 hora) 6. Regras básicas no ensino do Pedestrianismo e Orientação. 7. Técnicas básicas para a realização de Percursos na Natureza. (2 horas) D- Realização de Percurso Pedestres (14 horas) D- Avaliação (2 horas).
Metodologias
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas) /conteúdos do programa - Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade - Sessões e atividades de aplicação prática e em contexto real, de conhecimentos adquiridos. As atividades a realizar no presente Curso decorrem em sessões presenciais num total de 25 horas, pressupondo 7 horas de sessões teóricas (mais 2 horas para avaliação final dos formandos) e 16 horas de sessões práticas, com enfoque na utilização de trabalho em pequenos grupos e dinâmicas participativas e de relacionamento interpessoal.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: PARTICIPAÇÃO (25%): o Integração no grupo (6,25%) o Participação individual/grupo (6,25%) o Realização das tarefas (6,25%) o Iniciativa/Autonomia (6,25%) TRABALHO PRODUZIDO (75%): o Qualidade e adequação (15%) o Nível de intervenção pedagógica (15%) o Apresentação de trabalhos (15%) o Cumprimento de prazos
Bibliografia
Bento, G., & Portugal, G. (2019). Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), pp. 91-106. doi: 10.21814/rpe.1765.Carla, Giovanna (2018). Atividade Física Para Crianças e Adolescentes com Deficiência, S. Paulo, Appris.FCMP (2006)-Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres. Disponível em http://www.fcmportugal.com/Percursos.aspxMelo, Edilanea Nunes (2016). Ambiente E Atividade Física Em Criancas Pré-escolares, S. Paulo, Appris.Mendonça, Camilo (2017) Orientação. Desporto na Natureza Ministério da Educação e Cultura, Divisão de Documentação da Direção Geral dos Desportos, Antologia de Textos, Desporto na Escola.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Carlos Filipe da Silva Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:30 | 9:00 | Presencial |
2 | 31-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:30 | 9:00 | Presencial |
3 | 07-06-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:00 | 8:30 | Presencial |