Jogos tradicionais- praticar, apreciar para resgatar: ou a importância da preservação do património cultural turma T1
Apresentação
Os jogos tradicionais, com um caráter eminentemente lúdico, também designados como motores e cognitivos, permitem o desenvolvimento de competências expressivas, físicas, lúdicas e cognitivas, facilitando a construção do conhecimento dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Entendida a pluralidade de oportunidades que os jogos tradicionais oferecem, estes podem ser flexibilizados com outras áreas do conhecimento que fazem parte do currículo (Estudo do Meio/Conhecimento do Mundo, Música, Educação Física/Expressão Físico-motora e Expressão Dramática/Teatro) e, assim, constituírem-se como um importante conteúdo de abordagem para promoção de habilidades motoras, coordenativas e, concomitantemente, de competências sociais e culturais. É inegável que a prática de jogos tradicionais contribui para a promoção do respeito pelos adultos e pelos pares e estimula o diálogo intergeracional, na medida em eles são uma expressão da vida social e comunitária, promovendo a interação. Com esta formação pretende-se resgatar alguns dos jogos tradicionais que constituem o nosso património imaterial, procurando alertar para a importância da sua prática e revitalização, desde tenra idade (pré-escolar), não só para capacitar os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo para habilidades motoras, reclamadas em inúmeros jogos tradicionais, mas também para apelar à inclusão de alunos com medidas de apoio à aprendizagem, que possam encontrar na simplicidade de alguns jogos tradicionais (a nível de regras e de participação) a porta de entrada para participarem em atividades de jogo, portanto, de aprendizagem
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 910 e 920
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910 e 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910 e 920.
Objetivos
4. OBJETIVOS A ATINGIR (1000 caracteres) - Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes e dos seus conhecimentos no âmbito dos Jogos Tradicionais - Sensibilizar para a importância dos jogos tradicionais; - Divulgar o património multicultural dos jogos tradicionais; - Reanimar a prática lúdica tradicional no ambiente intra e extraescolar; - Entender a implementação dos jogos tradicionais na prática pedagógica; - Aferir quais os jogos tradicionais que melhor se adaptam ao público-alvo de cada docente; - Promover a reflexão sobre a utilização dos jogos tradicionais no processo de ensino- aprendizagem; - Contribuir para o enriquecimento do reportório motor das crianças, sensibilizando-as para a prática desportiva, como possibilidade de ocupação de tempos livres; - Desenvolver hábitos, atitudes e conhecimentos com especial atenção para a disciplina, para a responsabilidade e para as regras de segurança; - Propor atividades no âmbito da Motricidade e Condição Física; - Contribuir para o desenvolvimento das capacidades motoras e coordenativas e outros domínios (psicológico/mental, afetivo, social e cognitivo).
Conteúdos
Breve história geral dos jogos tradicionais (levantamento dos conhecimentos prévios dos docentes sobre a temática). Tipos de jogos tradicionais portugueses: - jogos de interior (anel; mamã dá licença; macaquinho do chinês ); - jogos de exterior (pela, pião, berlinde; corda; espeto; mata/piolho; escondidas ). Jogos tradicionais: - Meio de promoção do desenvolvimento de competências expressivas, físicas, lúdicas e cognitivas; - A flexibilização dos jogos tradicionais com outras áreas do conhecimento que fazem parte do currículo; - O jogo tradicional como ferramenta de ensino.
Metodologias
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas) /conteúdos do programa - Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade - Sessões e atividades de aplicação prática e em contexto real, de conhecimentos adquiridos. As atividades a realizar no presente Curso decorrem em sessões presenciais num total de 25 horas, pressupondo 7 horas de sessões teóricas (mais 2 horas para avaliação final dos formandos) e 16 horas de sessões práticas, com enfoque na utilização de trabalho em pequenos grupos e dinâmicas participativas e de relacionamento interpessoal.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: PARTICIPAÇÃO (25%): o Integração no grupo (6,25%) o Participação individual/grupo (6,25%) o Realização das tarefas (6,25%) o Iniciativa/Autonomia (6,25%) TRABALHO PRODUZIDO (75%): o Qualidade e adequação (15%) o Nível de intervenção pedagógica (15%) o Apresentação de trabalhos (15%) o Cumprimento de prazos
Bibliografia
Coimbra, A. P. (2007). O Papel dos Jogos Tradicionais como Actividade Lúdica e Educacional. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.Condessa, I. (2006). O Movimento Criativo. In G. Castro & M. Carvalho (Eds.), A Criatividade na Educação (pp.37-52). Universidade dos Açores.Nova, J. B. (2009). Os Jogos Tradicionais na Construção dos Mundos Sociais da Infância [Dissertação de Mestrado). Universidade de Aveiro. RIA Repositório Institucional.Spodek, B., & Brown, C. (2010). Alternativas Curriculares em Educação de Infância: Uma Perspectiva Histórica. In B. Spodek (Ed.), Manual de Investigação em Educação de Infância (pp. 193-224). Fundação Calouste Gulbenkian.Vasconcelos, T. (2008). Jogos e brincadeiras no contexto escolar. Moraes Lisboa
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Carlos Filipe da Silva Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-01-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:30 | 9:00 | Presencial |
2 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:30 | 9:00 | Presencial |
3 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 18:00 | 8:30 | Presencial |