No princípio era a música! - A importância da música no desenvolvimento holístico da criança turma T1
Apresentação
Emergir a criança em atividades que envolvam expressão musical e música constitui-se como um benefício incontestável, na medida em que tal prática promove o desenvolvimento das suas habilidades musicais, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e criativo. A música é uma forma poderosa de expressar emoções. Ela permite que as crianças expressem os seus sentimentos de forma criativa e saudável, seja cantando, dançando ou tocando instrumentos, o que promove a sua robustez emocional e a destreza no manuseio das emoções. Importa também realçar o papel determinante da música no que ao processo comunicativo diz respeito, pois, cantar músicas e recitar rimas ajuda no desenvolvimento da linguagem, já que as crianças aprendem novas palavras, melhoram a sua pronúncia/dicção, exercitam a compreensão auditiva e desenvolvem habilidades de comunicação. Convictos destes benefícios da aprendizagem e prática musical, a presente ação apresenta propostas de abordagem da música que, para além dos benefícios descritos, estimule a criatividade das crianças, encorajando-as a experimentar, improvisar e criar as suas próprias composições- algo essencial para o desenvolvimento do pensamento criativo e da resolução de problemas. Pretende-se que os docentes encontrem estratégias/metodologias que os apetrechem para, por meio da música, explorar diferentes culturas, tradições e estilos musicais, com vista a uma compreensão mais ampla do mundo e valorização da diversidade.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
- Fomentar a experimentação sonora e a criação musical - Valorizar as práticas em grupo para uma aprendizagem integral - Rever conceitos básicos dos fundamentos da didática musical - Saber distinguir e utilizar diferentes técnicas, estratégias e métodos didáticos musicais, adequando-os aos seus alunos - Identificar as oportunidades e desafios para o ensino da música na Era Digital - Criar recursos didáticos musicais digitais para aplicação na sua prática letiva.
Conteúdos
Fundamentos básicos da didática musical · A aprendizagem da música a partir da infância Técnica vocal básica produzir e fazer produzir gestos vocais e corporais saudáveis - Exercícios vocais e corporais simples e lúdicos para fazer com as crianças. Métodos, estratégias e técnicas para o Ensino da Música · Métodos e Instrumentos didáticos As novas tecnologias e o Ensino da Música · A crescente digitalização da Escola e o Ensino da Música Aplicações didáticas das novas tecnologias no Ensino da Música - Do tradicional ao digital: recursos didáticos para o ensino da música - A construção de recursos didáticos musicais: ferramentas e tecnologias - Boa práticas para a criação e utilização de recursos didáticos musicais digitais
Metodologias
A ação de formação decorrerá em 25 horas online síncronas, englobando diversas metodologias de trabalho: as sessões serão de caráter predominantemente prático, privilegiando a aprendizagem por execução de tarefas; as atividades práticas serão desenvolvidas num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão; serão disponibilizados guiões orientadores com atividades a realizar autonomamente ou em pequeno grupo, pelos formandos. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a partilha e reflexão crítica sobre o desenvolvimento da componente de trabalho autónomo.
Avaliação
Participação nas atividades e realização das tarefas propostas; Trabalho final de projeto e/ou criação de instrumentos didáticos Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9 do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente 5 a 6,4 valores Regular 6,5 a 7,9 valores Bom 8 a 8,9 valores Muito Bom 9 a 10 valores Excelente
Bibliografia
Lima, C., & Mello, L. (2013). A importância da música no processo de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José - Ciência Atual, 1, 97-106.Peery, J. (2010). A música na educação de infância. In B. Spodek. Manual de Investigação em Educação de Infância. (2ª edição). (pp. 461-502). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Sheppard, P. (2005). Music makes your child smarter. USA: Artemis Music Limited.Storms, Jerry (2001) 101 jogos musicais, Edições ASA, PortoVasconcelos, A. (2006). Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Associação Portuguesa de Educação Musical.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
António Carlos Valente Tavares Cavaleiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 18-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 25-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |