(E)utopias, distopias e presentes dolorosos: para uma cartografia da época contemporânea turma T1
Apresentação
Com esta ação de formação pretende-se aprofundar o conhecimento histórico, político, económico, social, geográfico e cultural dos séculos XX e XXI através da identificação dos principais acontecimentos e fenómenos que pontuam este período. As/os formandas/os serão convidadas/os a refletir, essencialmente, sobre a segunda metade do breve século XX (Eric Hobsbawm) e como o próprio século XXI se pensa e se representa.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 400 e 420
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420.
Objetivos
Reconhecer acontecimentos significativos para a compreensão da contemporaneidade. Analisar fenómenos continuados que marcam o tempo presente. Compreender as implicações destes processos no dia a dia das populações. Mobilizar um pensamento crítico fundamentado para a consolidação de uma cultura democrática. Construir hipóteses explicativas e sustentadas que promovam a compreensão das grandes questões da atualidade. Evidenciar capacidade crítica na seleção de fontes. Analisar fontes aferindo a sua credibilidade para a construção do conhecimento. Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico das/os alunas/os. An2-A Apresentar propostas estruturadas e adequados ao exercício de uma cidadania interventiva.
Conteúdos
Poder, Organizações e Ordem Mundial - Organizações Internacionais de âmbito universal: a Organização das Nações Unidas (ONU) e as suas agências especializadas - Debates atuais em torno da ordem internacional Multiculturalidade, cultura e identidades - Cartografia das migrações na Europa e no Mundo - O caso português e as especificidades da sua multiculturalidade A Europa no Mundo - As Duas Europas - A UE e a política ambiental e o combate às alterações climáticas A Europeização de Portugal de 1986 à atualidade - O sistema partidário e os governos portugueses e a EU - Que futuro para Portugal na UE? Diversidade cultural num mundo globalizado - Globalização cultural e massificação - A diversidade cultural sob a proteção da UNESCO A concluir Um século XXI em crise?
Metodologias
Nas sessões síncronas recorrer-se-á à exposição, sobremaneira à apresentação de conjuntos de diapositivos, que permitam sistematizar os conteúdos lecionados. Para além disso, a formadora socorrer-se-á de outras metodologias, como o photovoice e a participatory art, de forma a promover o trabalho colaborativo e inclusivo. Pretende, desse modo, criar um ambiente de trabalho em que cada formanda/o possa analisar e refletir sobre os conteúdos ministrados, a forma como estes podem impactar a sua área científica, bem como a prática letiva com as suas turmas. Nas sessões assíncronas, incentivar-se-á a autonomia das/os formandas/os para a realização de trabalhos temáticos, partindo dos conhecimentos adquiridos durante as sessões síncronas.
Avaliação
A avaliação será feita com base nas tarefas realizadas ao longo das sessões presenciais conjuntas e na produção de um trabalho individual, que inclua uma componente de análise, em articulação com uma componente de reflexão crítica sobre o impacto da ação na atividade profissional do docente (no início da ação serão dadas outras indicações relativamente ao trabalho a realizar). A avaliação final por formanda/o é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formanda/o será expressa numa escala de um (1) a dez (10) valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: Participação nas sessões presenciais: 20% Trabalho produzido durante a ação de formação: 30% Relatório final: 50%
Bibliografia
Arrighi, G. (2010). The Long Twentieth Century. Verso.Berman, M. (1982). Tudo o que é sólido se dissolve no ar. A aventura da modernidade. Edições 70.Hobsbawm, E. (1996). A era dos extremos. História breve do século XX (1914-1991). Editorial Presença.Judt, T. (2007). Pós-guerra. História da Europa desde 1945. Edições 70.Mazower, M. (1999). Dark Continent. Europes Twentieth Century. Penguin.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 15-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 22-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |