201

(E)utopias, distopias e presentes dolorosos: para uma cartografia da época contemporânea turma T1

Apresentação

Com esta ação de formação pretende-se aprofundar o conhecimento histórico, político, económico, social, geográfico e cultural dos séculos XX e XXI através da identificação dos principais acontecimentos e fenómenos que pontuam este período. As/os formandas/os serão convidadas/os a refletir, essencialmente, sobre a segunda metade do “breve século XX” (Eric Hobsbawm) e como o próprio século XXI se pensa e se representa.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 400 e 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420.

Objetivos

Reconhecer acontecimentos significativos para a compreensão da contemporaneidade.  Analisar fenómenos continuados que marcam o tempo presente.  Compreender as implicações destes processos no dia a dia das populações.  Mobilizar um pensamento crítico fundamentado para a consolidação de uma cultura democrática.  Construir hipóteses explicativas e sustentadas que promovam a compreensão das grandes questões da atualidade.  Evidenciar capacidade crítica na seleção de fontes.  Analisar fontes aferindo a sua credibilidade para a construção do conhecimento.  Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico das/os alunas/os. An2-A  Apresentar propostas estruturadas e adequados ao exercício de uma cidadania interventiva.

Conteúdos

Poder, Organizações e Ordem Mundial - Organizações Internacionais de âmbito universal: a Organização das Nações Unidas (ONU) e as suas agências especializadas - Debates atuais em torno da ordem internacional Multiculturalidade, cultura e identidades - Cartografia das migrações na Europa e no Mundo - O caso português e as especificidades da sua multiculturalidade A Europa no Mundo - As Duas Europas - A UE e a política ambiental e o combate às alterações climáticas A Europeização de Portugal de 1986 à atualidade - O sistema partidário e os governos portugueses e a EU - Que futuro para Portugal na UE? Diversidade cultural num mundo globalizado - Globalização cultural e massificação - A diversidade cultural sob a proteção da UNESCO A concluir… Um século XXI em crise?

Metodologias

Nas sessões síncronas recorrer-se-á à exposição, sobremaneira à apresentação de conjuntos de diapositivos, que permitam sistematizar os conteúdos lecionados. Para além disso, a formadora socorrer-se-á de outras metodologias, como o photovoice e a participatory art, de forma a promover o trabalho colaborativo e inclusivo. Pretende, desse modo, criar um ambiente de trabalho em que cada formanda/o possa analisar e refletir sobre os conteúdos ministrados, a forma como estes podem impactar a sua área científica, bem como a prática letiva com as suas turmas. Nas sessões assíncronas, incentivar-se-á a autonomia das/os formandas/os para a realização de trabalhos temáticos, partindo dos conhecimentos adquiridos durante as sessões síncronas.

Avaliação

A avaliação será feita com base nas tarefas realizadas ao longo das sessões presenciais conjuntas e na produção de um trabalho individual, que inclua uma componente de análise, em articulação com uma componente de reflexão crítica sobre o impacto da ação na atividade profissional do docente (no início da ação serão dadas outras indicações relativamente ao trabalho a realizar). A avaliação final por formanda/o é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formanda/o será expressa numa escala de um (1) a dez (10) valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: • Participação nas sessões presenciais: 20% • Trabalho produzido durante a ação de formação: 30% • Relatório final: 50%

Bibliografia

Arrighi, G. (2010). The Long Twentieth Century. Verso.Berman, M. (1982). Tudo o que é sólido se dissolve no ar. A aventura da modernidade. Edições 70.Hobsbawm, E. (1996). A era dos extremos. História breve do século XX (1914-1991). Editorial Presença.Judt, T. (2007). Pós-guerra. História da Europa desde 1945. Edições 70.Mazower, M. (1999). Dark Continent. Europe’s Twentieth Century. Penguin.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 15-02-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 08-02-2025
Fim: 22-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127142/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME