202

1,2,3 é a tua vez - Promover a inclusão e habilidades motoras precoces a partir de jogos turma T1

Apresentação

O jogo pré-desportivo na primeira infância não se constitui como apenas uma forma divertida de atividade física, mas desempenha também um papel crucial no desenvolvimento físico, social, cognitivo e emocional das crianças, preparando o terreno para uma vida inteira de participação ativa no desporto e na atividade física. Com a presente ação de formação pretende-se dotar os docentes de um conjunto conhecimentos que permitam aplicar de forma adequada jogos que vão ao encontro dos programas escolares do pré-escolar ou do 1º CEB, e que funcionem como meio de integração e de reabilitação de alunos com necessidades educativas especiais, ao abrigo do DL nº54/2018. Almeja-se, ainda, apetrechar os docentes com ferramentas que lhes permitam ensinar aos seus alunos novas formas de ocupar os seus tempos livres (recreios escolares, tempos de lazer) através do ensino de jogos de caráter mais informal, com vertente lúdica, e que proporcionem ambiente pedagógico de exploração e descoberta de novas possibilidades de ser e realizar(-se). O enfoque foi colocado em jogos que criassem dinâmicas de forte interação entre participantes e que abordassem questões vinculadas aos cenários da vida quotidiana dos alunos, não descurando a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, atendendo a que os jogos infantis são um ótimo instrumento pedagógico para desenvolver as suas capacidades psicomotoras, o domínio corporal, a organização espácio-temporal e o desenvolvimento percetivo e motor.

Destinatários

100, 110, 910, 920

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 100, 110, 910, 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 100, 110, 910, 920.

Objetivos

• Aprofundar conhecimentos e competências ao nível da atividade física sobre a forma de jogos, de forma a dotar os professores de capacidades para abordarem de uma forma mais sistemática a aplicação dos diferentes tipos de jogos propostos nos currículos, face aos diferentes níveis etários. • Desenvolver e aplicar metodologias de ensino dos jogos, em espaços interiores da escola e espaços circundante. • Promover o desenvolvimento de habilidades intelectuais; físicas; pessoais; interpessoais e em relação aos outros, a partir da prática de jogos colaborativos. • Desenvolver a coordenação motora ampla, a força e a resistência corporal. • Estimular a cooperação e a união em grupo, utilizando estratégias de movimentos sincronizados. • Proporcionar a aproximação dos alunos e a comunicação entre eles, permitindo que se aproximem, pelo jogo • Fornecer pistas para a produção de ferramentas didáticas indispensáveis à elaboração de unidades de aprendizagem.

Conteúdos

• Apresentação da metodologia da ação (1hora). • O jogo- Conceitos, teorias e tipos de jogos (2horas). • O jogo e o desenvolvimento da criança - (1 horas). • Formas de organização da atividade- Preocupações a ter na escolha dos jogos, nos objetivos, na preparação e no desenrolar dos jogos (1 hora). • Tipos e categorias dos diferentes tipos de jogos cooperativos: • Jogos cooperativos sem perdedores; jogos de resultado coletivo; jogos de inversão e jogos semicooperativos (2h). • Ensino dos diferentes tipos de jogos: - jogos para começar a jogar; - jogos de apresentação; - jogos de solo; - jogos de procura; - jogos de perseguição; - jogos de perícia e manipulação - jogos tradicionais - jogos pré-desportivos (12 horas). • Avaliação (3 horas).

Metodologias

A metodologia de trabalho deste curso de formação será de caráter prático e teórico, na sala de aula e em pavilhão. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projeto de intervenção na Escola. Ao privilegiarem a participação ativa, proporcionaram um forte envolvimento dos alunos e uma aprendizagem através da experimentação de situações e emoções.

Avaliação

8. REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação dos formandos incluirá uma componente de análise do desempenho presencial e não presencial, tendo em conta os seguintes critérios: a) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho presencial: - Participação (serão tidos em conta indicadores como a pertinência e clareza das intervenções, o interesse e a motivação, a assiduidade e pontualidade, …); - Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; - Trabalhos e atividades realizados. b) Critérios e indicadores na avaliação da componente de trabalho não presencial: - Conteúdo do portefólio individual (organização, quantidade e qualidade, rigor, fundamentação, coerência interna, apresentação).

Bibliografia

BRANDÃO, T. (2009). Impacto de variáveis do envolvimento físico na intervenção pedagógica em crianças com necessidades educativas especiais. Educação especial e reabilitação, 1, 55-59.GALLAHUE, D.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos deportivos. 3. ed. Porto: Universidade do Porto, 1998. p. 11-26.GRAÇA, Amândio Braga dos Santos; MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 2, n. 5, p. 6779, 2002.Trevisan BT, Seabra AG. Teste de Trilhas para pré-escolares. In: Seabra AG, Dias NM, orgs. Avaliação neuropsicológica cognitiva: atenção e funções executivas. v. 1. São Paulo: Memnon; 2012. p.92-100

Anexo(s)

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º - Ser Sócio da ASPL 2º - Data de inscrição

Formador

Carlos Filipe da Silva Chagas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-11-2024 (Sábado) 09:30 - 18:30 9:00 Presencial
2 16-11-2024 (Sábado) 09:30 - 18:30 9:00 Presencial
3 14-12-2024 (Sábado) 09:30 - 18:00 8:30 Presencial
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 40.00€
Início: 09-11-2024
Fim: 14-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127149/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Torre de Moncorvo