207

“LER + NO 2º CICLO” turma T1

Apresentação

A ação de formação "LER + o 2º CICLO" surge da necessidade de promover hábitos de leitura entre os alunos do 5º e 6º ano, estimulando o gosto pela leitura desde cedo. Esta ação visa não só melhorar competências de leitura, mas também fomentar o desenvolvimento crítico, a criatividade e a empatia entre os alunos. Assim, pretende-se dar a conhecer e analisar obras atuais destinadas a alunos deste ciclo, de modo a acompanhar os seus interesses.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210 e 220

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 220.

Objetivos

Promover o gosto pela leitura entre os alunos do 2º ciclo.  Dotar os participantes de estratégias pedagógicas eficazes para estimular a leitura.  Explorar métodos para diversificar e adaptar os recursos de leitura às diferentes competências e interesses dos alunos.  Reconhecer a importância da leitura e da escrita no sucesso escolar dos alunos.  Compreender a importância da motivação para aumentar o gosto pela leitura.  Integrar a leitura como componente essencial no desenvolvimento curricular.  Analisar excertos de livros infanto-juvenis atuais.  Conhecer novidades editoriais para alunos de 5º e 6º ano.

Conteúdos

Importância da leitura no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Estratégias para motivar os alunos a ler: seleção de livros adequados, atividades de promoção da leitura, criação de espaços de leitura atraentes, entre outros. Abordagens para trabalhar competências de compreensão e interpretação de textos. Preparação de atividades de leitura em sala de aula. Construção de projetos interdisciplinares que incluam a leitura como componente transversal. Conhecimento e análise de excertos de livros publicados recentemente

Metodologias

A ação de formação será realizada “em linha”, de forma participativa e prática, envolvendo:  Exposição teórica dos conteúdos.  Discussões em grupo e partilha de experiências.  Atividades práticas para experimentação das estratégias abordadas.  Análise de textos.  Sessões de brainstorming para desenvolvimento de projetos pedagógicos.  Preparação de materiais.

Avaliação

Os formandos serão avaliados com base na sua participação ativa durante as sessões, na execução das atividades práticas propostas e na elaboração de um projeto final que aplique os conhecimentos adquiridos na promoção da leitura no contexto escolar. A avaliação será contínua e formativa, com feedback constante por parte dos formadores para garantir o máximo aproveitamento da formação.

Bibliografia

Almeida, P., & Franco, D. (2014). Leituras: O Que os Jovens Leem Hoje. Edições Nelson de Matos.Duarte, I., & Ramos, A. (Orgs.). (2017). Leitura e Competências Literárias: Estudos Empíricos. Coimbra University Press.Pires, R. (2016). Os Livros do Nosso Descontentamento: Ensaio sobre a Leitura em Portugal. Tinta-da-China.Martins, M. (2014). Ensino da Compreensão na Leitura. Porto Editora.Petit, Michél (2020). Os jovens e a leitura. Uma nova perspetiva. Lx. Editora 34.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Lúcia Alexandra Amaral Vaz Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-01-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 11-01-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 18-01-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 04-01-2025
Fim: 18-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127615/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online