208

Ciclo de formação em Literacia da Saúde turma T1

Apresentação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a literacia em saúde deve ser entendida como o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde. Desta forma, é crucial que no ensino em Portugal haja condições para capacitar as crianças em futuros adultos, com conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tomarem decisões de saúde fundamentadas, quer seja em casa, na comunidade ou no local de trabalho. Este ciclo formativo, possibilita o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde e a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades. A promoção de Estilos de vida saudáveis e a eliminação de comportamentos de risco nas fases mais precoces do desenvolvimento das pessoas passou a ser um aspeto essencial de intervenção na Educação para a saúde. Assim sendo, a escola constitui um local de excelência na implementação de ações que visem orientar as atitudes e comportamentos ao longo do percurso escolar dos alunos desde o primeiro contacto com a escola. Existe uma inter-relação entre a saúde e a educação, na medida em que a saúde influencia a aprendizagem e a educação influencia a saúde. Os comportamentos e opções das crianças em relação à saúde são influenciados pela assimilação que fazem das vivências que testemunham e experienciam de uma variedade de indivíduos e situações ao longo das suas vidas. Deste modo, a escola assume um papel vital na formação dos comportamentos e atitudes da população escolarizada.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 510 e 520. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Considerar as escolas como espaços apropriados para a promoção da saúde por constituírem um elo de ligação com vários elementos que podem influenciar a saúde das crianças (famílias, pares e a comunidade local), o que a coloca numa posição ideal no estabelecimento de interações positivas com estes elementos, promovendo a sua abertura para o exterior; - Promover a literacia em saúde na área do medicamento, saúde mental, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema endócrino, sistema imunitário e pele; - Promover atitudes que suportem comportamentos saudáveis; - Valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis; - Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável; - Identificar os vários grupos de alimentos; - Definir o conceito de atividade física; - Relacionar a atividade física com o controlo de peso; - Reconhecer a importância da escovagem dos dentes desde a infância; - Identificar algumas doenças que possam ser provocadas por uma má higiene oral;

Conteúdos

Ciclo do medicamento: - Conceito de medicamento - Uso racional do medicamento - Interação entre alimento-medicamento e planta-medicamento - Reciclagem dos medicamentos - Farmacovigilância Sistema cardiovascular: - Constituição e funcionamento - Doenças cardiovasculares: fatores de risco e tratamento Sistema respiratório: - Constituição e funcionamento - Doenças respiratórias: fatores de risco e tratamento Sistema endócrino: - Constituição e funcionamento - Métodos contracetivos Sistema Nervoso: - Constituição e funcionamento - Doenças associadas: fatores de risco e tratamento Sistema imunitário: - Constituição e funcionamento - Alergias Pele: - Constituição e funcionamento - Tipos de pele Alimentação: - Importância da educação para uma alimentação infantil equilibrada - Objetivos da educação alimentar em crianças em idade pré-escolar - Fatores de efetividade da educação alimentar - Regras para uma Alimentação infantil equilibrada - Necessidades nutricionais das crianças em idade pré-escolar - Distribuição das refeições - Confeção saudável dos alimentos - Nova roda dos alimentos - Tipo de alimentos e suas funções: - Frutas e Vegetais - Cereais e Tubérculos - Leguminosas - Lacticínios - Peixe, carne e ovos - Gorduras e óleos - Bebidas Exemplos de lanches saudáveis para crianças levar para a escola Atividade Física: - Definição de atividade Física - Benefícios da atividade física - Definição de obesidade infantil e riscos para a saúde AVALIAÇÃO- Apresentação de trabalhos e materiais produzidos

Metodologias

Método expositivo e ativo: - Exposição dos conteúdos teóricos de forma dinâmica, com a participação dos formandos em questões que possam gerar discussão e troca de conhecimentos. - Uso de meios audiovisuais Método demonstrativo para esclarecer melhor os formandos nos diversos conteúdos com ajuda de materiais didáticos, nomeadamente na parte da nutrição, higiene oral e pediculose infantil.

Avaliação

No início da formação é realizada uma Avaliação diagnóstica, identificando o perfil de entrada dos formandos, a fim de verificar os conhecimentos e competências dos mesmos antes da formação. Ao longo da formação é feita uma Avaliação contínua recorrendo a perguntas, permitindo diagnosticar a forma como o formando vai acompanhando o processo de formação-aprendizagem. A Avaliação final será realizada no final da formação, recorrendo a um inquérito/teste para verificar se os formandos alcançaram os objetivos propostos. A avaliação quantitativa dos formandos, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de setembro de 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. E com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Participação (tendo em consideração as intervenções orais e a realização de tarefas individualmente ou em grupo) - Trabalhos individuais, a realizar no decurso das sessões, a partir dos conteúdos desenvolvidos

Bibliografia

- Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde. Risco Global Cardiovascular. Circular normativa nº06; 2007- National Institutes of Health; National Heart, Lung, and Blood Institute. Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults (Adult Treatment Panel III). Third Report of the National Cholesterol Education Program (NCEP). National Institutes of Health Publication No. 02-5215. September, 2002- Carmo I. Obesidade: a epidemia Global. RFML, 2001, série III; 6: 3-46- Checkpoint Manual do Farmacêutico. Roche Diagnostics, 2004- Body Mass Index. http//www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/007196.htm- Ordem dos Farmacêuticos. Recomendações da ordem dos farmacêuticos: Uso Responsável do Medicamento. 2016

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 03-05-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127453/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME