A leitura e o debate de ideias na biblioteca escolar: um miradouro para ver mais longe turma T2
Apresentação
A urgência atual de munir os jovens de poder de argumentação e de reflexão, com base no conhecimento em detrimento das fake news e manipulação para que possam tomar decisões pessoais e de grupo de forma consciente passa pela leitura e análise de obras clássicas e outras atuais, que permitam o debate e o desenvolvimento da criatividade, bem como do espírito crítico. A formação holística do ser humano passa por uma consciencialização da importância da sociedade e do seu equilíbrio para que a simbiose pacífica e construtiva se realize. Com base na realidade escolar, e na necessidade de nos atualizarmos, no que concerne as ofertas literárias que consomem o nosso público do ensino básico e secundário, é fundamental diversificar atividades relacionadas com a leitura, de forma a promover hábitos mais estruturados e construtivos. Dotar os jovens de competências para a sua vida ativa, tendo em conta a realidade estrutural do mundo, enquanto aldeia global, colocando a tónica nas relações sociais e humanas, cultivadoras de paz verdadeira, é responsabilidade da Escola. Aprofundar conhecimentos partindo de questões, despertando a curiosidade, permitindo que o aluno estabeleça as ligações necessárias entre saberes vai permitir uma perceção mais ampla, produtiva, crítica e criativa, reinventando com vista a melhorar para si e para o outro.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
● desenvolver estratégias de promoção de leitura contínuas e diversificadas; ● Criar planos de trabalho em articulação com a Biblioteca Escolar que promovam momentos de tertúlia, leitura e debate; ● Definir em conjunto, listas ou corpus de obras literárias a divulgar junto dos alunos, dependendo das faixas etárias, gostos, e objetivos das leituras a realizar. ● Promover a partilha de modelos de aproximação ao público jovem para a promoção de leitura ● Consciencializar para que se entenda que os jovens gostam de ler, apenas necessitam de espaço e tempo para o realizarem; ● Entender a leitura inicial como um ato que deve ser lúdico, prazenteiro, com ritmo próprio individual. ● Compreender a diferença entre cativar-se para a leitura e a obrigatoriedade de ler.
Conteúdos
Módulo de Ambientação online e apresentação Módulo 1 1. A promoção da leitura recreativa e a importância da reflexão em grupo 1.1. O perfil do leitor do século XXI, desafios e vantagens Módulo 2 2. As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa 2.1. Ferramentas e serviços da Web 2.0 2.2. O perfil do mediador Módulo 3 3. A criação de uma plataforma de partilha de leituras (por exemplo o blogue/ padlet) e a sua importância na promoção da leitura recreativa. 3.1. Formas de rentabilização da plataforma em contexto livre, na sala de aula e na biblioteca escolar 4. Experimentação dos materiais em situação de sala de aula 4.1. Apresentação em grupo e reflexão acerca das metodologias e resultados implementados
Metodologias
Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0.
Avaliação
Avaliação será feita de acordo com a realização de um trabalho final individual. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao no 3 do artigo 13o do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua, que terá em consideração os seguintes aspetos: 1) Participação e discussão temática (25% - 5 VALORES); 2) Trabalhos práticos realizados ao longo da formação (60% - 12 VALORES); 3) Trabalho final: elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias (15% - 3 VALORES).
Bibliografia
António Damásio, A estranha Ordem das Coisas. Temas e Debates. Círculo de Leitores (2017)Carlos Fernando Marques e Sandra Neves Marques ,Exercícios de Escrita Criativa e Literatura entre a Teoria e a Prática, Lx, Coisas de Ler, 2020Pedro Sena-Lino , Curso de Escrita Criativa, Porto, Porto Editora, 2018.Santos. Margarida Fonseca . Razões para escrever . Nós na Linha. 2019Brown. Brené . A coragem de ser Imperfeito. Nascente.2013
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Maria Cristina Moreira da Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 17-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |