LER + NO 2º CICLO turma T2
Apresentação
A ação de formação "LER + o 2º CICLO" surge da necessidade de promover hábitos de leitura entre os alunos do 5º e 6º ano, estimulando o gosto pela leitura desde cedo. Esta ação visa não só melhorar competências de leitura, mas também fomentar o desenvolvimento crítico, a criatividade e a empatia entre os alunos. Assim, pretende-se dar a conhecer e analisar obras atuais destinadas a alunos deste ciclo, de modo a acompanhar os seus interesses.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210 e 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210 e 220.
Objetivos
Promover o gosto pela leitura entre os alunos do 2º ciclo. Dotar os participantes de estratégias pedagógicas eficazes para estimular a leitura. Explorar métodos para diversificar e adaptar os recursos de leitura às diferentes competências e interesses dos alunos. Reconhecer a importância da leitura e da escrita no sucesso escolar dos alunos. Compreender a importância da motivação para aumentar o gosto pela leitura. Integrar a leitura como componente essencial no desenvolvimento curricular. Analisar excertos de livros infanto-juvenis atuais. Conhecer novidades editoriais para alunos de 5º e 6º ano.
Conteúdos
Importância da leitura no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Estratégias para motivar os alunos a ler: seleção de livros adequados, atividades de promoção da leitura, criação de espaços de leitura atraentes, entre outros. Abordagens para trabalhar competências de compreensão e interpretação de textos. Preparação de atividades de leitura em sala de aula. Construção de projetos interdisciplinares que incluam a leitura como componente transversal. Conhecimento e análise de excertos de livros publicados recentemente
Metodologias
A ação de formação será realizada em linha, de forma participativa e prática, envolvendo: Exposição teórica dos conteúdos. Discussões em grupo e partilha de experiências. Atividades práticas para experimentação das estratégias abordadas. Análise de textos. Sessões de brainstorming para desenvolvimento de projetos pedagógicos. Preparação de materiais.
Avaliação
Os formandos serão avaliados com base na sua participação ativa durante as sessões, na execução das atividades práticas propostas e na elaboração de um projeto final que aplique os conhecimentos adquiridos na promoção da leitura no contexto escolar. A avaliação será contínua e formativa, com feedback constante por parte dos formadores para garantir o máximo aproveitamento da formação.
Bibliografia
Almeida, P., & Franco, D. (2014). Leituras: O Que os Jovens Leem Hoje. Edições Nelson de Matos.Duarte, I., & Ramos, A. (Orgs.). (2017). Leitura e Competências Literárias: Estudos Empíricos. Coimbra University Press.Pires, R. (2016). Os Livros do Nosso Descontentamento: Ensaio sobre a Leitura em Portugal. Tinta-da-China.Martins, M. (2014). Ensino da Compreensão na Leitura. Porto Editora.Petit, Michél (2020). Os jovens e a leitura. Uma nova perspetiva. Lx. Editora 34.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Lúcia Alexandra Amaral Vaz Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 14-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 21-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |