Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) características, avaliação e metodologias de intervenção turma T2
Apresentação
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a comunicação e a interação social, podendo apresentar um atraso cognitivo. Nas nossas escolas tem-se sentido um aumento de alunos cujas atitudes e dificuldades manifestadas se enquadram nas características da PEA. Para uma verdadeira inclusão é urgente saber avaliar as áreas em défice e em desenvolvimento, tornando-se necessário conhecer as características da PEA e saber intervir com estratégias adaptadas aos alunos. O objetivo desta formação é dotar os professores de conhecimentos e capacidades para mais eficazmente poderem intervir pedagogicamente com os seus alunos e para acompanharem os encarregados de educação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover a integração e o sucesso educativo de todos os alunos; 2. Refletir sobre as características da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA); 3. Dinamizar a intervenção avaliativa e educativa na PEA; 4. Criar uma cultura de escola que favoreça a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, garantindo a presença e a participação de todos os alunos; 5. Implementar estratégias de diferenciação pedagógica na adequação do processo de ensino e aprendizagem; 6. Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos para facilitar a inclusão de crianças e jovens com PEA.
Conteúdos
1. Características e sinais de alerta da Perturbação do Espetro do Autismo. 2. Características da síndrome de Asperger. 3. Enquadramento legal da educação inclusiva: Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho. Abordagem multinível de acesso ao currículo e às aprendizagens. Medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão. 4. Estratégias, programas, métodos de intervenção interdisciplinar para contexto escolar e doméstico, que facilitem a aprendizagem, autonomia e a adaptação dos alunos com PEA (Programa Son-Rise, Método Padovan, Método TEACCH, Método ABA, Método PRT, Método Denver, Método PECS, Método Floortime, Modelo SCERTS). 5. Técnicas e instrumentos de avaliação adaptados à PEA. 6. Planificação com a definição das medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão. 7. Apresentação, discussão e partilha dos trabalhos
Metodologias
A metodologia adotada será baseada em aulas teórica/praticas, sustentadas na análise dos normativos legais e de documentos selecionados de forma criteriosa, de forma a promover a discussão e a reflexão sobre os temas a abordar. Serão discutidos casos práticos com o objetivo de enriquecer a partilha pedagógica. Na abordagem de algumas temáticas será utilizado o role play, sob a forma de desafios para que os formandos possam criar/vivenciar cenários de aprendizagem diversificados que conduzam a uma reflexão sobre contextos inclusivos. Serão ainda apresentados e partilhados materiais elaborados pelo formador e/ou pelos formandos fomentando a construção de um ambiente de aprendizagem significativo e colaborativo.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos realizar-se-á ao longo das sessões, de forma contínua, reflexiva e participada e será expresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com os seguintes parâmetros: A avaliação obedecerá aos seguintes critérios: - Envolvimento e pertinência das intervenções na participação ao longo das sessões 30% - Qualidade e rigor científico-pedagógico demonstrados ao longo das sessões - 40% - Trabalho individual - 15% - Trabalho de grupo - 15% A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores (Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Bandeira de Lima, C., & Baptista, M. (2011, Outubro). O perfil de neurodesenvolvimento nas perturbações do espectro do autismo. Poster apresentad na I Reunião Cientifica sobre as Perturbações do Espectro do Autismo. Porto.Bandeira de Lima, C., & Ximenes, M. (2013). Perturbação do Espectro do Autismo. In C. Bandeira de Lima (Ed.), Perturbações do Neurodesenvolvimento - Manual de orientações diagnósticas e de intervenção. Lisboa: Lidel.Anderson, D., Lord, C., Risi, S., DiLavore, P., Shulman, C., Thurm, A., . . . Pickles, A. (2007). Patterns of growth in verbal abilities among children with autism spectrum disorder. Journal of Consulting and Clinical Psychology., 75(4):5946.Charrua, C. (2011). Aquisição Fonética-Fonológica do Português Europeu dos 18 aos 36 meses. Tese de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança. Setubal: Instituto Politécnico de Setubal.Filipe, M., Frota, S., Castro, S., & Vicente , S. (2014). Atypical Prosody in Asperger Syndrome: Perceptual and Acoustic Measurements. J Autism Dev Disord, 44(8), 972 - 1981. doi:10.1007/s10803-014-2073-2
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Pedro Jorge Marques Pena
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 22-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 29-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |