Educação Emocional como catalisador da Gestão de Conflitos turma T1
Apresentação
A gestão eficaz dos conflitos na escola permite criar ambientes, que sejam propícios à aprendizagem e ao bem-estar da comunidade educativa. Esta formação tem como principal objetivo conhecer e preparação dos professores para a resolução de conflitos na escola. Como tal, a pergunta de partida será De que forma os professores estão preparados para resolver os conflitos que os pais trazem para a escola?. Como lidar com os conflitos geracionais? E as relações entre os colegas? A resposta a esta questão permitirá o desenvolvimento de estratégias profissionais apropriadas e reforçar as estratégias adequadas que já são utilizadas. A implementação desta Acão de Formação está estritamente relacionada, e integrado no Desenho Universal de Aprendizagens ( DUA), e nas estratégias do Centro de apoio á aprendizagem, especificamente nas medidas de promoção do acompanhamento pró- Social, Intervenção com foco Académico em pequenos grupos de acordo com o preconizado nas alíneas c); d), e e) do nº 2 do artigo 8º do Decreto Lei 54/2018 E ainda em toda a sua plenitude no âmbito do Decreto-Lei 55/2018, tentando garantir uma Educação mais inclusiva, que promova a igualdade e não a descriminação, cuja diversidade, inovação e personalização respondam á heterogeneidade dos alunos, eliminando obstáculos e estereótipos no acesso as aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Utilizar o diálogo, aproveitando adequadamente a comunicação como um instrumento útil para pedir opiniões, dar e receber informação, partilhar sentimentos, reunir esforços, encontrar alternativas; - Desenvolver a empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro - Mostrar assertividade, admitindo uma atitude e comportamento que permita respeitar os outros sem violar os seus direitos e desejos. - Construir uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências; - Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de interesses e respeito pelo outro; - Ajudar a reconhecer e a dar valor aos sentimentos, interesses, necessidades e valores próprios e dos outros; - Estimular o desenvolvimento de atitudes cooperativas no tratamento dos conflitos - Aumentar a capacidade de resolução de conflitos de forma não violenta; - Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de diálogo e para a melhoria das capacidades comunicativas, sobretudo a escuta; - Contribuir para a melhoria das relações interpessoais. - Favorecer a autorregulação, através da procura de soluções autónomas e negociadas;
Conteúdos
Componente teórica: As relações de poder e os conflitos geracionais 5 horas Componente teórico / prática: Os processos de Mediação 5 horas Técnicas de Negociação 5 horas Técnicas de Gestão de conflito 5 horas Componente prática; Aplicação e simulações 5 horas
Metodologias
A ação terá a duração de 25 horas de formação presencial e será ministrada tendo por base uma metodologia Teórico/Prática, uma vez que para além de se pretender dotar os formandos de conhecimentos específicos, pretende-se, também, que eles contextualizem esses conhecimentos nas suas práticas educativas. Assim, serão utilizadas metodologias expositivas, ativas, interrogativas e de trabalho cooperativo (em grupo), de forma a permitir que os formandos possam expor as suas experiências e confrontá-las com as experiências dos outros, à luz dos conhecimentos que irão sendo adquiridos. No final, cada formando deverá elaborar uma reflexão crítica sobre as aprendizagens/conhecimentos realizados e o seu impacto na sua prática docente.
Avaliação
A Avaliação da ação será baseada em propostas de trabalho prático (individual e/ou em grupo ) apresentados aos formandos e de um relatório final, de acordo com as orientações constantes no guião do curso de formação, de acordo com as orientações do CCFCP. Avaliação quantitativa dos formandos, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de setembro de 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. e com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Apresentação de atividades, em sessão de formação. O modelo previsto assenta na avaliação contínua dos formandos, através do desenvolvimento de atividades diversificadas, sob as formas oral e escrita, permitindo uma permanente autoavaliação e a possibilidade de o formando aperfeiçoar as suas próprias competências e os conhecimentos adquiridos. Presencial : 60% Participação / Integração no grupo / Iniciativa / Autonomia Trabalho Produzido 40% Aula Apresentação em sala de Aula de uma ou várias Técnicas - mínimo de tempo de avaliação 10 minutos.
Bibliografia
Ferreira, Ana Isabel Lage, Castanheira, Flora e Simões, Irene (2018). Gestão de Conflitos em Sala de Aula. Um livro de ideias para por em prática, Lx, Coisas de Ler.BARTIVAS CEREZO, SONIA MARÍA (2013). Aprendizaje emocional y social en el aula. inteligencia emocional en educación, Brain Emotion FormaciónEva Dreikeus Fergunson. Ph, D; Dreikurs, Rudolf, M. D. (2004 ). Discipline Without Tears: How to Reduce Conflict and Establish Cooperation in the Classroom, Revised Edition: How to Reduce Conflict and Establish Cooperation in the Classroom Paperback July 21, 2004.Cunha, Pedro e Monteiro, Ana Paula (2018), Gestão de Conflitos na Escola, Edições Pactor.Morales, Manuel Segura, Cuenca, Margarita Arcas (2018). Educar las Emociones y los Sentimientos, Narcea Ediciones
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
2 | 23-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:30 | 9:30 | Online síncrona |
3 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 18:00 | 9:00 | Online síncrona |