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Processador de texto avançado e google forms turma T2

Apresentação

Apesar do enfoque colocado na capacitação digital de docentes, por parte da tutela, ainda existe um número significativo de professores que não utilizam o equipamento informático como uma ferramenta básica de trabalho, tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal. Outros, porém, demonstram insegurança e insuficiência na sua utilização, não usufruindo de todas as suas potencialidades. Outro espeto importante a salientar é a constante atualização de software, o que faz com que seja necessária uma formação cada vez mais frequente na área de informática que permita acompanhar com segurança as constantes alterações. O Microsoft Word é um dos processadores de texto mais usados no mundo. Ainda assim, poucos utilizadores tiram realmente partido de todo o seu potencial. Com a presente ação de formação, pretende-se que os docentes sejam apetrechados com competências alargadas nas várias ferramentas e funcionalidades do Microsoft Word, desde as mais básicas até às mais avançadas.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos 2º, 3º ciclos, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos 2º, 3º ciclos, Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

4. OBJETIVOS A ATINGIR Conhecer as potencialidades do word Capacitar os docentes para a utilização do processador de texto Word no exercício da sua profissão; Aprofundar o conhecimento das potencialidades e possibilidades do Word; Aplicar de forma rápida os conhecimentos e competências ao serviço do ensino e da formação; Conhecer, aplicar e utilizar formulários;

Conteúdos

1. Conceitos gerais 2. Formatação do documento: Formatação de parágrafos Aplicação, inserção e remoção de tabulações Formatação de caracteres Impressão de documentos Marcas Inserção de caracteres especiais Capitulares Marca d’água Colunas Notas de rodapé Bibliografia Índice automático Índice Remissivo Notas e alterações do documento Impressão de envelopes, etiquetas e impressão para lista de destinatários (impressão em série). 3. Configuração de páginas Margens Paginação automática Cabeçalhos e rodapés Notas de rodapé e de fim de documento Formatação de colunas e texto Quebras de página 4. Criação de uma tabela Alteração da largura de coluna Inserção de linhas e colunas Juntar e dividir células Formatação automática de tabelas Inserção de borders em tabelas Conversão de uma tabela em texto e de texto em tabelas 5. Inclusão de objetos Equações matemáticas Inclusão de objetos, som ou vídeo Inclusão de objectos, de aplicações, de apresentação gráfica Inclusão de hiperligações Inclusão de gráficos a partir de tabelas Inclusão de página de rosto Texto do WordArt 6. Técnicas de impressão de documentos Pré-visualização da impressão Formatação de páginas Definição de tamanhos Carta, o envelope e o desdobrável Opções de impressão 7. Criação de modelos de documentos Tipos de documento modelo Galeria de estilos de documento Inserção de campos pré-definidos Alteração de um documento modelo Proteção contra alterações futuras 8. Utilitário Draw Modo de visualização Utilitário de desenho Draw Objectivos e limitações Ferramentas básicas Junção e separação de objectos Associação de um desenho a um parágrafo 9. Macros Criação Gravação Execução 10. GOOGLE FORMS PARA PROFESSORES Tipos de perguntas Menus e funcionalidades do Google Forms Exercício prático: fazer uma atividade no Google Forms Automatizar o tipo de resposta

Metodologias

Formação predominantemente prática sempre com um suporte teórico inerente; Criação de casos práticos no âmbito da profissão.

Avaliação

PARTICIPAÇÃO - Assiduidade e pontualidade, Interesse e empenho – 10 % TRABALHOS REALIZADOS DURANTE A FORMAÇÃO – Nas sessões síncronas e em trabalho autónomo – 30 % TRABALHO FINAL – 50% RELATÓRIO DE REFLEXÃO CRÍTICA – reflexão sobre a formação, sobre a temática e sobre o trabalho desenvolvido na formação – 10%

Bibliografia

Alves, J. (2011). Word 2010. FCA.Costa, N., & Capela Marques, P. (2013). Word 2013: Fundamental. FCA.Counte, S. L. (2019). The Ridiculously Simple Guide To Google Apps (G Suite). Diana La Counte.Lambert, J., & Cox , J. (2011). Microsoft Word 2010 - Passo a Passo. Bookman.Wilson, K. (2023). Exploring Microsoft Office - 2023 Edition. Elluminet Press.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia) Ação de formação relevante na “dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento”, de acordo com o plasmado no nº. 5, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril de 2023.

Formador

Nuno Alexandre Pires dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 15-03-2025
Fim: 29-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127472/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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