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"Primeiros socorros em ambiente escolar – como intervir?" turma T2

Apresentação

A necessidade de atuação uniformizada em suporte básico de vida, situações clínicas ou lesões, aplicada precocemente, em ambiente escolar, por alguém treinado para esse efeito, conduziu à elaboração da presente proposta, que se insere numa missão que visa a formação científica, tecnológica e humanística de professores. Esta ação pretende proporcionar aos formandos conhecimentos técnico-científicos de modo a conferir-lhes as competências necessárias para um bom desempenho em situações de trauma e emergência médica e outras com que o docente é frequentemente confrontado, procedendo em cada situação de acordo com as melhores práticas e de modo harmonizado com o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Esta ação pretende habilitar os formandos com conhecimentos que lhes permitam prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou de doença súbita, até à chegada dos meios de socorro. Deste modo, a ação promove a Segurança dos alunos, pela informação/formação aos Professores ao nível dos primeiros socorros, que assim apetrechados/informados poderão responder rapidamente a emergências, garantindo a segurança dos estudantes. Procurar-se- á, também, prevenir o agravamento e agudização de determinadas situações clínicas (intoxicações, convulsões, ataques de pânico…) ou de lesões (hemorragias, luxações…).

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

● identificar com êxito as situações de socorro; ● aplicar todas as técnicas de primeiros socorros adequadas, visando a estabilização da situação de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada dos meios de socorro; ● demonstrar conhecimentos e capacidades na sensibilização à população para a importância da adoção de estilos de vida saudável; ● Identificar os potenciais riscos para o reanimador; ● Saber executar corretamente as manobras de SBV; ● Saber executar corretamente o algoritmo de SBV com utilização de DAE; ● Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência; ● Identificar as circunstâncias em que será necessária a aplicação da posição lateral de segurança.

Conteúdos

SIEM e Exame Geral da Vítima 1.Estrela da Vida – Ativação do SIEM 2.Socorrismo – Princípios e Plano de ação 3.Socorrista Abordagem à Vítima – Exame Primário 1.Exame Geral da Vítima 2.Abordagem e Metodologia ABCDE 3.Posição lateral de segurança Cadeia de Sobrevivência 1.Cadeia de Sobrevivência 2.Algoritmo de Suporte Básico de Vida Choque 1.Choque – reconhecimento da situação 2.Caracterização, Sintomas e Procedimentos de Atuação Hemorragias 1.Fisiopatologia geral das hemorragias 2.Tratamento das Hemorragias Externas 3.Tratamento das Hemorragias Internas Lesões da Pele e Lesões Músculo-Esqueléticas 1.Feridas 2.Tipos de Lesões Abertas 3.Lesões desportivas mais comuns de incidência aguda 4.Lesões desportivas de incidência crónica mais comuns – descrição, sintomatologia e 1ª resposta Queimaduras 1.Estrutura e função da pele 2.Classificação das queimaduras Neurotraumatologia 1.Caracterização geral do Traumatismo crânio-encefálico 2.Sinais, sintomas no caso de traumatismo crânio-encefálico 3.Traumatismo Vertebro-medular 4.Atuação Perante uma Vítima de Trauma vertebro-medular AVC, Dor Torácica e Angina de Peito 1.Classificação e Fisiopatologia do AVC 2.Identificar Sinais e Sintomas de Acidente Vascular Cerebral Convulsão 1.Fisiopatologia da Crise Convulsiva 2.Sinais e Sintomas das Crises Convulsiva 3.Atuação Perante uma Vítima de Crise Convulsiva Intoxicação 1.Intoxicação e envenenamento Monitorização de S.V. 1. Alterações na Pressão arterial 2. Alteração no metabolismo endócrino – níveis de glicose no sangue 3. Alteração na temperatura corporal 4. Sintoma mais frequentemente manifestado pela população – Dor 5. Princípios gerais da terapêutica farmacológica

Metodologias

Método expositivo – o formador desenvolve oralmente os temas. Método interrogativo – formulação de questões no sentido de conduzir o formando a encontrar os resultados desejados. Método demonstrativo – o formador ensina a executar tarefas, tendo por base a demonstração. Método ativo - execução de tarefas e confronto com situações simuladas que exigem a procura de soluções. Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle e noutras plataformas disponibilizadas pelo Centro de Formação ASPL. A ação é dinamizada através de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos, atividades interativas, hiperligações, por exemplo). Em cada módulo de conteúdos são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e consolidar, de forma a realizar com sucesso todas as atividades propostas.

Avaliação

- Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem (avaliação da atitude e da técnica). - Avaliação sumativa, realizada no final da ação, através da aplicação de uma prova escrita. sumativa, sendo baseada nas atividades propostas em cada módulo que podem consistir em questões no fórum de discussão, e/ou atividades diversificadas (conteúdo interativos, exercício práticos, atividades formativas, etc), trabalhos e testes. Para aprovação são condições obrigatórias a obtenção de nota positiva em todos os parâmetros de avaliação da técnica (exame da vítima e suporte básico de vida) e a obtenção de nota positiva na avaliação sumativa (prova escrita). Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

INEM (2022), Manual Abordagem e Avaliação da Vítima, V1.0. LisboaINEM (2021), Manual Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, 1ª Ed. Lisboa; Conselho Europeu de Reanimação.Orientações para reanimação 2010. Lisboa: Conselho Português de Ressuscitação.CRUZ VERMELHA PORTUGUESA (2001). Manual de Socorrismo (2.ª ed.). Lisboa: Cruz Vermelha Portuguesa.GREENE, C. (1999). Primeiros Socorros a Crianças. Lisboa: Livraria Civilização Editora.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
2 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:30 9:30 Online síncrona
3 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Online síncrona
Preço sócio: 20.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 15-03-2025
Fim: 29-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127294/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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