231

A Perturbação do Espectro do Autismo e a Implementação das Adaptações Curriculares não Significativas. Como Operacionalizar as Medidas Educativas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão? turma T12025

Apresentação

No contexto de sala de aula surgem dificuldades na operacionalização das medidas educativas, principalmente as que dizem respeito aos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Estes alunos enfrentam muitas dificuldades e são um desafio para toda a comunidade educativa. Pretendemos com esta ação de formação que os docentes, de todos os grupos de recrutamento, fiquem a conhecer as características, potencialidades e fragilidades inerentes a esta perturbação do desenvolvimento, e que se sintam capacitados para operacionalizar as medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Temos como propósito abordar o modelo de intervenção multinível, e mais concretamente as medidas enquadradas no Nível II, uma vez que estas visam um conjunto de alunos, em situação de risco ou com necessidade de suporte suplementar. Articular o quadro legislativo e a prática de sala de aula é o ponto chave desta formação, pois pretende-se proporcionar um leque de conhecimentos científicos, recursos metodológicos/pedagógicos e estratégias de intervenção capazes de desmistificar alguns conceitos e preconceitos que estão associados à Perturbação do Espectro do Autismo. Com a conclusão da formação pretendemos que os docentes de todos os grupos de recrutamento sejam capazes de promover a inclusão, utilizando as ferramentas necessárias de forma a atenuar as barreiras que cada aluno apresenta ao nível da interação social, da comunicação e no acesso ao currículo.

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

Objetivos

• Conhecer o percurso nacional e internacional em defesa da inclusão das pessoas com deficiência; • Conhecer a legislação portuguesa que dá suporte à educação inclusiva; • Operacionalizar e mobilizar as medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão, na perspetiva da abordagem multinível, com enfoque nas Adaptações Curriculares não Significativas; • Conhecer características das Perturbações do Espectro do Autismo; • Conhecer métodos e estratégias que permitam minimizar as barreiras no acesso ao currículo, dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo; • Promover a participação dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo nas atividades curriculares, com os seus pares de turma; • Conhecer aplicações informáticas e ajudas técnicas específicas para trabalhar com alunos com Perturbação do Espectro do Autismo; • Contribuir para a “desmistificação” associada às Perturbações do Espectro do Autismo; • Planificar a intervenção com base no Desenho Universal para a Aprendizagem.

Conteúdos

Tema 1. Legislação de suporte à Educação Inclusiva • Evolução do conceito de inclusão- da exclusão à inclusão e participação; • Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho; • Lei 116/2019, de 13 de setembro; • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão- Abordagem multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem; • Diferentes conceções de currículo- enquadramento teórico. Tema 2. A Perturbação do Espectro do Autismo • Definição das Perturbações do Espectro do Autismo; • Níveis de gravidade e níveis de suporte; • Áreas comprometidas nas PEA e estratégias para minimizar as barreiras ao nível da comunicação, da interação social e da cognição; Tema 3. Comorbilidades e impactos no dia - a - dia • Definição de comorbilidade; • Disfunção sensorial; • Alergias; • Transtornos gastrointestinais; • Hipossensibilidade/ Hipersensibilidade; • Distúrbios de aprendizagem; • Transtornos alimentares e de sono; • Ecolalia; • Estereotipias; • Défice de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade (THDA); • Deficiência intelectual; • Epilepsia; • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); • Transtorno Obsessivo-Compulsivo; • Transtorno Opositivo- Desafiador. Tema 4. Métodos e Estratégias de Intervenção • Treatment and Education of Autistic and Communication Handicaped Children-TEACCH; • Comportamentos que criam barreiras à aprendizagem; • Estratégias para reforçar os comportamentos positivos. Tema 5- Tecnologias de Apoio e recursos que potenciam o acesso ao Currículo • Definição de ajuda técnica; • Tecnologias de apoio; • Sistema Pictográfico de Comunicação- SPC; • Comunicação Alternativa e Aumentativa; Tema – Operacionalização das medidas educativas • Identificar os níveis de intervenção definidos no Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho; • Dominar o processo de definição e implementação das medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão com enfoque nas adaptações curriculares não significativas e nas adaptações no processo de avaliação; • Produzir ou selecionar materiais específicos para operacionalizar as adaptações curriculares não significativas e as adaptações no processo de avaliação.

Metodologias

A metodologia adotada será baseada em aulas teórica/praticas, sustentadas na análise dos normativos legais e de documentos selecionados de forma criteriosa, de forma a promover a discussão e a reflexão sobre os temas a abordar. Serão discutidos casos práticos com o objetivo de enriquecer a partilha pedagógica. Serão ainda apresentados e partilhados materiais elaborados pela formadora e/ou pelos formandos fomentando a construção de um ambiente de aprendizagem significativo e colaborativo.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos realizar-se-á ao longo das sessões, de forma contínua, reflexiva e participada e seráexpresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com os seguintes parâmetros: A avaliação obedecerá aos seguintescritérios: - Envolvimento e pertinência das intervenções na participação ao longo das sessões – 30% - Qualidade e rigor científico-pedagógico demonstrados ao longo das sessões - 40% - Trabalho individual - 15% - Trabalho de grupo - 15% A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores (Excelente - de 9 a10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Beane, J. A. (2000). O que é um Currículo Coerente? In J. A. Pacheco (Org.). Políticas de Integração Curricular (pp.39-58). Porto: Porto Editora.DGE. (2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática.Filipe, C. (2012). Autismo Conceitos, Mitos e Preconceitos. Lisboa. BabelLemos, Valter (2013). Políticas Públicas de Educação: Equidade e Sucesso Escolar, Revista Sociologia, Problemas e Práticas, nº 73, pp 151-169.Sanches &Teodoro (2006). Da Integração à Inclusão Escolar, Perspectivas e Conceitos, Revista Lusófona da Educação. 8, 67.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Maria Fernanda Gonçalves Barroso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 08-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 08-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 25-10-2025
Fim: 15-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135556/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME