
Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico turma T12025
Apresentação
A ação Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico justifica-se pela crescente relevância das tecnologias digitais na sociedade atual e pela necessidade de promover, desde os primeiros anos de escolaridade, competências fundamentais como o pensamento computacional. A informática e a programação são hoje consideradas competências transversais e essenciais para o século XXI, sendo reconhecidas internacionalmente como aliadas ao desenvolvimento cognitivo e à resolução de problemas. O Scratch, enquanto linguagem de programação visual amplamente difundida, destaca-se por oferecer um ambiente acessível, motivador e adaptado ao público escolar, facilitando a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma lúdica e significativa. A inserção desta ação no plano de atividades da entidade proponente responde ao objetivo de capacitar professores do Ensino Básico com ferramentas pedagógicas inovadoras, promovendo práticas que integrem a programação no contexto real das aprendizagens essenciais. Ao fomentar o uso do Scratch, pretende-se apoiar os docentes na aplicação prática de conteúdos matemáticos, reforçar a interdisciplinaridade e impulsionar o envolvimento dos alunos na aprendizagem ativa. Trata-se de uma aposta clara na valorização da educação digital, alinhada com os desafios pedagógicos atuais.
Destinatários
Professores dos Grupos 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Objetivos
1. Vivenciar múltiplas situações de aprendizagem mediadas pelo Scratch, com o intuito de apoiar a construção de estratégias pedagógicas eficazes para a concretização das Aprendizagens Essenciais de Matemática, em consonância com a revisão curricular em vigor. 2. Estimular práticas que promovam a estruturação lógica da resolução de problemas, encorajando os alunos a desenvolverem algoritmos que descrevam cada etapa do raciocínio. Pretende-se integrar o uso da tecnologia de forma criativa, valorizando diferentes soluções e representações, e garantindo a inclusão um dos princípios orientadores das Aprendizagens Essenciais. 3. Consolidar a consciência pedagógica sobre o papel dos ambientes de programação visual, em especial o Scratch, como ferramenta promotora do Pensamento Computacional, contribuindo para o desenvolvimento das Capacidades Matemáticas Transversais nos alunos do Ensino Básico.
Conteúdos
1. Apresentação do curso de Formação 2. O que é o pensamento computacional? 3. Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch. - O Ambiente Scratch; - Comandos básicos; - Estruturas de controlo; - Comandos avançados; - Construção de animações; - Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos. 4. Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, tendo em vista a operacionalização das AE do Ensino Básico. 5. Construção de uma Tarefa que explora conceitos matemáticos através do Scratch 6. Apresentação da Tarefa 7. Reflexão sobre os contributos, que o programa de programação tem nas aprendizagens dos alunos; que dificuldades poderão ocorrer no desenvolvimento das tarefas; como as ultrapassar; que tipo de feedback pode o professor dar aos alunos, para progredir na resolução
Metodologias
A ação de formação será realizada em modalidade e-learning, articulando momentos teóricos e práticos. Terá 23 horas síncronas e 2 assíncronas, estas voltadas à criação de uma tarefa que utilize o Scratch para explorar conceitos matemáticos. A linguagem Scratch será introduzida juntamente com tarefas práticas ligadas às Aprendizagens Essenciais de Matemática, destacando potencialidades e limitações pedagógicas. O curso favorecerá dinâmicas em pequenos grupos e apresentações em grande grupo, promovendo reflexão sobre o papel do professor na implementação curricular e no uso desta tecnologias no ensino. O curso estimula o uso didático do Scratch como ferramenta de apoio às aprendizagens, promovendo inovação, pensamento computacional e integração de tecnologias. A formação termina com uma avaliação geral do curso.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: 1. Participação individual/grupo (relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa) 10% 2. Produção de materiais (com intervenção direta no contexto educativo) 60% 3. Reflexão Crítica Individual (correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador) 30%
Bibliografia
1. Scratch. (n.d.). Scratch Imagine, Program, Share. Scratch Foundation. Recuperado em 15 de julho de 2025, de https://scratch.mit.edu2. Direção-Geral da Educação. (n.d.). Como utilizar a plataforma3. IONOS. (2023). Aprenda programação Scratch: Tutorial passo a passo. Recuperado em 15 de julho de 2025, de https://www.ionos.com/pt-br/digitalguide/sites-de-internet/desenvolvimento-web/programacao-scratch4. Carvalho e Silva, J. (2022). Pensamento Computacional no ensino em França. Educação e Matemática, 162, 53-54.5. Espadeiro, R. (2022). O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática, 162, 5-10.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 25-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 08-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |