
Ler o Mundo: A importância da leitura, do património oral e sabedoria ancestral na construção de competências linguísticas e interculturais turma T12025
Apresentação
A importância das raízes ou das tradições( o conto, a lenda, a fábula, o folclore musical, provérbios e ditos populares e as profissões hoje denominadas de artesanais) na construção do conhecimento dos jovens, de forma a permitir-lhes a aquisição de competências diversificadas e promotoras de uma capacidade maior de sobrevivência, integração e interação na sociedade, na escola e no mundo laboral é urgente. Interessa promover junto dos alunos do séc. XXI saberes ancestrais que permitam uma definição clara do que existe e acontece ( realidade macro ou mundial) para perspectivar o mundo, criar e recriar condições que permitam uma sustentabilidade mais eficiente e célere. O conto tradicional como ponto de partida para promover a pesquisa e o tratamento de informação, desenvolvendo assim literacias múltiplas, tomadas de decisão e opiniões pessoais consistentes (argumentação científica) de forma consciente, através da leitura e análise de obras clássicas e outras atuais, será o ponto de partida para a comparação entre épocas, descodificação de mensagens e o desenvolvimento da criatividade, bem como do espírito crítico. Com base na realidade escolar, e na necessidade de nos atualizarmos, no que concerne as ofertas literárias que consomem o nosso público do ensino básico e secundário, é fundamental diversificar atividades relacionadas com a leitura, de forma a promover hábitos mais estruturados e construtivos. É fundamental dotar os jovens de competências para a vida ativa, tendo em conta a realidade estrutural do mundo, colocando a tónica nas relações sociais e humanas, cultivadoras de paz através do conto levando a uma percepção mais ampla, produtiva, crítica e criativa.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
desenvolver estratégias de promoção de leitura contínuas e diversificadas; ● Criar planos de trabalho em articulação com diferentes áreas do saber bem como a Biblioteca Escolar que promovam momentos de tertúlia, leitura e debate, construção de projetos de intervenção prática na comunidade escolar e educativa; ● Definir em conjunto, listas ou corpus de obras literárias a divulgar junto dos alunos, dependendo das faixas etárias, gostos, e objetivos das leituras a realizar. ● Promover a partilha de modelos de aproximação ao público jovem para a promoção de leitura ● Consciencializar para que se entenda que os jovens gostam de ler, apenas necessitam de espaço e tempo para o realizarem; ● Entender a leitura inicial como um ato que deve ser lúdico, prazeroso, com ritmo próprio individual. ● Compreender a diferença entre cativar-se para a leitura e a obrigatoriedade de ler. ● Partir do livro para chegar a ele, através de projetos e atividades articuladas transversalmente.
Conteúdos
Módulo de Ambientação online e apresentação Módulo 1 1. A promoção da leitura recreativa e a importância da reflexão em grupo 1.1. Práticas de promoção de leitura recreativa: tertúlias, divulgações e leituras individuais 1.2. Objetos e profissões antigas e cações que as referem, como ponto de partida para a pesquisa de informação 1.3. O perfil do leitor do século XXI, desafios e vantagens Módulo 2 2. As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa 2.1. Ferramentas e serviços da Web 2.0 2.2. Projetos de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias 2.3. O perfil do mediador e a importância dos ODS, das DAC e dos projetos e turma para a aquisição de competências e conhecimentos. Módulo 3 3. A criação de uma plataforma de partilha de leituras (por exemplo o blogue/ padlet) e a sua importância na promoção da leitura recreativa, partilha de saberes e construção de projetos de turma e de escola 3.1. Formas de rentabilização da plataforma em contexto livre, na sala de aula e na biblioteca escolar 4. Criação de material para a exploração de livros que promovam o pensamento crítico e criativo, o debate e o poder de argumentação, bem como a criação de projetos de turma integradores de saberes múltiplos e dos ODS. 4.1 Experimentação dos materiais em situação de sala de aula 4.2. Apresentação em grupo e reflexão acerca das metodologias e resultados implementados
Metodologias
Realização de trabalhos individuais, em pares ou em grupo, na lógica do trabalho em rede, tão característico da Web 2.0, privilegiando-se atividades integradoras de carácter prático, que tenham em conta os conhecimentos dos formandos e as vivências profissionais destes. Para cada tema, são indicados os materiais de leitura obrigatória e facultativa. Cada unidade pressupõe a leitura dos materiais disponibilizados e a realização da respetiva tarefa, que pode implicar a reflexão individual e/ou a realização de trabalhos práticos, que reflitam a aquisição de competências no domínio das ferramentas da Web 2.0.
Avaliação
A Avaliação será feita de acordo com a realização de um trabalho final individual. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao no 3 do artigo 13o doRJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação assumirá a natureza de avaliação contínua, que terá em consideração os seguintes aspetos: 1) Participação e discussão temática (25% - 5 VALORES); 2) Trabalhos práticos realizados ao longo da formação (60% - 12 VALORES); 3) Trabalho final: elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias (15% - 3 VALORES).
Bibliografia
LOISEAU, Sylvie, (2022), Les Pouvoirs du conte, Paris, Puf lEducateurGAILLARD, Aurélia (1996), Fables, Mythes et Contes, esthétique de la fable et du fabuleux (1660-1724), Paris, Honoré ChampionBETTELHEIM, Bruno (2018). Psicanálise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand Editora.DIOGO, Américo L., (1994), Literatura Infantil História, Teoria e Interpretações, Colecção Mundo dos Saberes 9, Porto, Porto EditoraBELIC, Oldrich (1963), Las novela Picaresca como orden artistico, in Romanistica Prasencia III
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Maria Cristina Moreira da Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 08-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 29-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |