234

Introdução ao Grid 3: Comunicação Aumentativa e Alternativa no Apoio à Inclusão turma T12025

Apresentação

A comunicação é um direito humano fundamental, consagrado em diversos documentos nacionais e internacionais e condição essencial para a participação ativa e inclusão plena de qualquer cidadão na sociedade. Nas escolas, este direito adquire uma importância acrescida, pois constitui a base para o desenvolvimento da linguagem, da aprendizagem, da interação social e da autonomia. Atualmente, verifica-se uma elevada prevalência de alunos com perturbações da comunicação e da linguagem, o que exige respostas educativas e terapêuticas especializadas, sustentadas em recursos tecnológicos atualizados e eficazes. O software Grid 3 destaca-se, neste domínio, como uma ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) robusta, versátil e acessível, com um elevado potencial para apoiar alunos com necessidades complexas de comunicação. Contudo, apesar da sua crescente adoção, persistem lacunas na formação dos profissionais da educação e da saúde quanto ao uso eficaz e personalizado do Grid 3, o que pode comprometer o seu impacto na vida dos alunos. Neste sentido, a presente ação de formação surge como uma resposta concreta a esta realidade, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e práticas aprofundadas na utilização do Grid 3, com o objetivo de capacitar os profissionais para criar ambientes mais inclusivos, equitativos e ajustados às reais necessidades comunicativas dos seus alunos.

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

Objetivos

- Compreender os conceitos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e de Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo (SAAC) - Conhecer o potencial do software Grid 3 na promoção da comunicação e autonomia de pessoas com necessidades complexas de comunicação; - Explorar funcionalidades básicas e avançadas da plataforma Grid 3; - Desenvolver competências práticas na personalização de grelhas de comunicação; - Aplicar o Grid 3 em contextos educativos e terapêuticos.

Conteúdos

1. Compreender os fundamentos da Comunicação Aumentativa e Alternativa 1.1 Compreender o conceito de CAA 1.2 Conhecer a aplicabilidade da CAA 1.3 Compreender o conceito de SAAC 1.4 Conhecer as etapas do processo de construção de um SAAC 2. Explorar as principais funcionalidades do software Grid 3 2.1 Conhecer as potencialidades do software 2.2 Navegar na interface do programa de forma autónoma 2.3 Identificar os tipos de grelhas, símbolos e vozes disponíveis 2.4 Configurar elementos básicos de acessibilidade 3. Criar e personalizar grelhas de comunicação ajustadas às necessidades dos utilizadores 3.1 Construir grelhas adaptadas a diferentes perfis de comunicação 3.2 Inserir e organizar símbolos, imagens, sons e categorias 3.3 Guardar e partilhar grelhas personalizadas 4. Aplicar o Grid 3 em contextos reais de uso (educacional, terapêutico e familiar) 4.1 Integrar a software nas rotinas de aprendizagem e vida diária 4.2 Promover a colaboração entre profissionais e cuidadores 4.3 Adaptar o uso do Grid 3 à evolução do utilizador 5. Analisar e refletir sobre casos práticos de utilização do Grid 3 5.1 Avaliar diferentes estratégias de implementação em casos reais 5.2 Refletir criticamente sobre o impacto do Grid 3 na comunicação e autonomia

Metodologias

Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se em sessões teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. Será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos da prática pedagógica.

Avaliação

A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões. - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve aplicar-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos Para obter as UCS (Unidades de Crédito) o participante deve ter um mínimo de 5 pontos. A formação tem carácter misto (presencial e online) e supõe a frequência obrigatória em dois terços de horas de duração da ação.

Bibliografia

Beukelman, D. R., & Mirenda, P. (2013). Augmentative and alternative communication: Supporting children and adults with complex communication needs (4th ed.). Paul H. Brookes Publishing.Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2014). Assistive technologies: Principles and practice (4th ed.). Elsevier.Lloyd, L. L., Fuller, D. R., & Arvidson, H. H. (1997). Augmentative and alternative communication: A handbook of principles and practices. Allyn & Bacon.Smartbox. (2017). GRID 3: Dicas de iniciação. https://thinksmartbox.comSmartbox. (2017). Manual do utilizador GRID 3. https://thinksmartbox.com

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 22-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 29-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 29-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 15-11-2025
Fim: 29-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136022/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME