
"Canções de cegos e literatura de cordel- resgate da literatura popular para valorizar precocemente a língua e a cultura portuguesas" turma T12026
Apresentação
Os chamados folhetos sustentaram materialmente uma tradição oral que perdurou durante séculos na memória do povo. Vendidos nas feiras e mercados pelos cegos papelistas, serão, possivelmente, herdeiros diretos dos romances de gesta. Ao longo do tempo transfiguraram-se e os músicos cegos procuraram adaptar-se aos tempos, a novos temas e interesses. Artistas de rua capazes de discursos bem encenados e presença carismática em feiras e praças, passaram a transmitir, sob forma rimada e cantada, aquilo que o público queria ouvir: notícias de crimes e traições, casos inauditos, milagres e temas de ordem religiosa como, por exemplo, as vidas de santos e orações. A linguagem desta tipologia textual é simples e rimada, facilitando a memorização e a recitação oral. Por esse motivo, pretende-se que seja usada como ferramenta pedagógica em sala de aula, principalmente na alfabetização e para desenvolver o gosto de crianças e adolescentes pela leitura. A presente ação de formação pretende dar a conhecer a literatura de cordel, a sua história e evolução, bem assim como a sua expressão nas chamadas canções de cego, com vista a constituir-se como recurso a ser apresentado o mais precocemente possível, a fim de se evidenciar como promotor da língua portuguesa e do gosto pela leitura.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 400
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 400.
Objetivos
- Compreender o conceito de literatura de cordel. - Conhecer as origens e a evolução histórica da literatura de cordel - Compreender os circuitos de divulgação da literatura de cordel. - A língua portuguesa e a literatura de cordel- caminhos de intertextualidade - Aprender a valorizar a língua portuguesa precocemente a partir da literatura de cordel - Reconhecer o papel da iconografia. - Conhecer canções de cegos.
Conteúdos
1. Folhetos e literatura de cordel 1.1. Enquadramento histórico 1.1. Enquadramento geográfico 1.1. Géneros e tipologia 2 Estatuto profissional do cego papelista 2.1 Função social e modo de atuação 2.2 Repertório 2.3 A sanfona, instrumento do cego 3 A imprensa 3.1 Divulgação 3.2 A censura 4. As imagens: estórias para iletrados 5. Roubar ao esquecimento 5.1 Cultura erudita e cultura popular 5.2 Do material e do imaterial 6. Os gozos no contexto da literatura de cordel
Metodologias
Sessões teóricas e teórico/práticas. Sessões práticas de forma a aplicar os conteúdos lecionados. Trabalhos práticos de abordagem de registos de canções de cordel.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas da ação. Trabalho prático final e reflexão pessoal. Classificação na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de : 1 a 4,9 valores Insuficiente 5 a 6,4 Regular 6,5 a 7,9 Bom 8 a 8,9 Muito Bom 9 a 10 Excelente A avaliação será contínua e participada por todos os intervenientes. Os formandos serão avaliados em função do trabalho realizado, da participação nas atividades, do trabalho prático e da reflexão pessoal. Inquérito a formandos
Bibliografia
BURKE, Peter La cultura popular em la Europa moderna. Madrid: Alianza Editorial, 1991.DÍAZ, Joaquín - Coplas de Ciegos. Antología de Pliegos de Cordel. Valhadolid: Ámbiro Ediciones, 1992.GUERREIRO, Carla; MESQUITA, Armindo - Bendito e Louvado, meu conto acabado: A literatura tradicional como património cultural da Humanidade. Revista de Letras. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, n.º 10 (2011) 153-164.MENÉNDEZ PIDAL, Ramón - Romancero tradicional. Madrid: Gredos, 1977.NOGUEIRA, Carlos - O essencial sobre a literatura de cordel portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
César Amadeu de Sousa Prata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 07-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 21-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 21-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 28-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 28-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |