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Utilização da linguagem Python nas Aprendizagens Essenciais da Matemática turma T12026

Apresentação

A ação de formação “Utilização da linguagem Python nas Aprendizagens Essenciais da Matemática” insere-se na estratégia de atualização pedagógica que visa reforçar a articulação entre os conteúdos curriculares e o pensamento computacional no Ensino Secundário. A linguagem Python, de alto nível e reconhecida internacionalmente pela sua versatilidade, tem sido destacada nas ações estratégicas de ensino como recurso recomendado para operacionalizar as Novas Aprendizagens Essenciais em Matemática. Ao promover práticas como abstração, decomposição, reconhecimento de padrões, definição de algoritmos e otimização de processos, Python revela-se uma ferramenta eficaz na resolução de problemas e no desenvolvimento de competências cruciais para o século XXI. Esta formação responde à necessidade de capacitar os docentes para integrarem esta linguagem na prática pedagógica, alinhando-se com recomendações internacionais e com as metas educativas nacionais. A sua inclusão no plano de atividades da entidade proponente reforça o compromisso com a inovação educativa e a valorização da literacia digital, promovendo uma abordagem interdisciplinar e o uso consciente de tecnologias no ensino da Matemática.

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

1. Reconhecer a utilidade da programação na resolução de problemas matemáticos; 2. Conhecer os elementos básicos da programação em linguagem Python; 3. Desenvolver, nos professores que lecionam Matemática, a capacidade para programarem em Python; 4. Interpretar e corrigir erros nos programas; 5. Promover a exploração e criação de novos cenários de aprendizagem, em sala de aula, com recurso à programação Python; 6. Promover o debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; 7. Adotar práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalhos práticos relacionados com o uso das novas Tecnologias; 8. Possibilitar o desenvolvimento, nos alunos de um crescente interesse pela realização de projectos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental da sua aprendizagem.

Conteúdos

1. Apresentação do curso de Formação 2. O que é o pensamento computacional? 3. Introdução à linguagem de programação Python (Tipos de dados; Varáveis; Boolean Values; Introdução de dados; Escrita de dados; Seleção de dados; Operações Matemáticas; Operadores Lógicos; Estruturas de controle: if, else, elif, while, for, break, continue, pass; Criar funções; Gerar números aleatórios; Manipular Listas e strings; Matrizes; Utilizar algumas das bibliotecas do Python; Verificar a sintaxe e a correção formal de um programa em Python;…) 4. Exploração de Tarefas, com recurso à Programação Python, tendo em vista a operacionalização das AE do Ensino Secundário 5. Construção de uma Tarefa que explora conceitos matemáticos através do Python 6. Apresentação da Tarefa 7. Reflexão sobre os contributos, que o programa de programação tem nas aprendizagens dos alunos; que dificuldades poderão ocorrer no desenvolvimento das tarefas; como as ultrapassar; que tipo de feedback pode o professor dar aos alunos, para progredir na resolução

Metodologias

A ação de formação será realizada em modalidade e-learning, articulando momentos teóricos e práticos. Terá 23 horas síncronas e 2 assíncronas, estas voltadas à criação de uma tarefa que utilize Python para explorar conceitos matemáticos. A linguagem Python será introduzida juntamente com tarefas práticas ligadas às Aprendizagens Essenciais de Matemática, destacando potencialidades e limitações pedagógicas. O curso favorecerá dinâmicas em pequenos grupos e apresentações em grande grupo, promovendo reflexão sobre o papel do professor na implementação curricular e no uso desta tecnologias no ensino. O curso estimula o uso didático de Python como ferramenta de apoio às aprendizagens, promovendo inovação, pensamento computacional e integração de tecnologias. A formação termina com uma avaliação geral do curso.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: 1. Participação individual/grupo (relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa) – 10% 2. Produção de materiais (com intervenção direta no contexto educativo) – 60% 3. Reflexão Crítica Individual (correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador) – 30%

Bibliografia

1. Bivar, A., Grosso, C., Oliveira, F., Timóteo, C., & Loura, L. (2014). Programa e Metas curriculares de Matemática A, Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.2. Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/154823. Python Software Foundation. (2024). Documentação oficial do Python. Disponível em: https://docs.python.org/pt-br/3/4. Carvalho e Silva, J. (2022). Pensamento Computacional no ensino em França. Educação e Matemática, 162, 53-54.5. Espadeiro, R. (2022). O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática, 162, 5-10.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-02-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 07-02-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 21-02-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 21-02-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 07-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 07-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 07-02-2026
Fim: 07-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136066/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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