
Territórios em Disputa: memórias, lutas e identidades no século XXI turma T12026
Apresentação
Esta ação propõe-se aprofundar as aprendizagens promovidas na ação de formação (E)utopias, distopias e presentes dolorosos: para uma cartografia da Época Contemporânea, explorando fenómenos de resistência e construção de alternativas no contexto das múltiplas crises que marcam o século XXI políticas, ecológicas, sociais e tecnológicas. Partindo da complexidade do tempo presente, pretende-se dotar os/as docentes de ferramentas conceptuais e metodológicas para integrar no ensino temas como os novos movimentos sociais, os direitos humanos, as narrativas decoloniais, a crise climática, a justiça intergeracional e a construção de memória coletiva. Esta ação visa, de igual modo, refletir sobre os desafios contemporâneos colocados à cidadania, ao conhecimento histórico e à ação pedagógica em contextos crescentemente polarizados e digitalizados. Promovendo um olhar crítico e informado sobre o mundo, pretende-se fomentar o cruzamento entre o saber histórico e geográfico e as realidades vividas pelas comunidades escolares. A ação inscreve-se no plano de atividades da entidade proponente como resposta à necessidade de renovar o ensino da História e da Geografia com abordagens interdisciplinares, inclusivas e socialmente comprometidas, valorizando práticas docentes que promovam o pensamento crítico, a leitura do mundo e a intervenção democrática.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 400 e 420
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420.
Objetivos
Compreender dinâmicas globais de conflito, resistência e construção de alternativas no século XXI. Promover a reflexão sobre memória, justiça e cidadania ativa. Integrar perspetivas críticas e interdisciplinares no ensino das ciências sociais e humanas. Desenvolver metodologias participativas aplicadas ao contexto letivo. Estimular práticas de leitura crítica e análise de fontes diversificadas. Fomentar a abordagem de temas contemporâneos com relevância social, política e ecológica. Capacitar para a mediação de debates e conflitos em contexto educativo. Valorizar as experiências e saberes dos/as alunos/as na construção do conhecimento histórico e geográfico. Criar pontes entre os currículos formais e os desafios do mundo atual. Estimular a criatividade docente através da articulação entre conteúdos disciplinares e práticas artísticas, digitais ou colaborativas.
Conteúdos
Apresentação 1. Resistência e Cidadania Global Movimentos sociais transnacionais Direitos humanos e justiça social Ações locais com impacto global 2. Memória, História e Justiça Políticas da memória e lugares de memória Narrativas históricas e exclusão Testemunhos e oralidade 3. Geopolítica e Desigualdades Conflitos contemporâneos e migrações Crises climáticas e injustiças ambientais Povos indígenas e saberes locais 4. Ferramentas digitais e narrativas alternativas Plataformas digitais para memória e educação Arte, media e ativismo Projetos colaborativos na sala de aula Conclusão
Metodologias
A formação combinará sessões expositivas com análise crítica de documentos, imagens, testemunhos orais, excertos audiovisuais e fontes digitais. Serão exploradas metodologias participativas como photovoice, story maps, trabalho com mapas mentais e análise de projetos artísticos e comunitários. As sessões síncronas promoverão o debate, a reflexão colaborativa e a articulação com práticas letivas concretas. As sessões assíncronas incentivarão o trabalho autónomo, a pesquisa orientada e a aplicação prática dos conteúdos. Será valorizada a partilha de experiências entre docentes e a criação de materiais didáticos ajustados aos diferentes níveis de ensino. A formação procurará, assim, criar um espaço de pensamento crítico, diálogo interdisciplinar e experimentação pedagógica, promovendo a integração dos temas abordados nos currículos de História e Geografia de forma criativa e socialmente relevante.
Avaliação
A avaliação será feita com base nas tarefas realizadas ao longo das sessões presenciais conjuntas e na produção de um trabalho individual, que inclua uma componente de análise, em articulação com uma componente de reflexão crítica sobre o impacto da ação na atividade profissional do docente (no início da ação serão dadas outras indicações relativamente ao trabalho a realizar). A avaliação final por formanda/o é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formanda/o será expressa numa escala de um (1) a dez (10) valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: Participação nas sessões presenciais: 20% Trabalho produzido durante a ação de formação: 30% Relatório final: 50%
Bibliografia
Butler, Judith (2004). Vida Precária: o poder do luto e da violência. Orfeu Negro.Todorov, Tzvetan (2000). Memória do Mal, Tentação do Bem. Instituto Piaget.Mbembe, Achille (2017). Crítica da Razão Negra. Antígona.Assmann, Aleida (2016). Espaços da Recordação. Edições 70.Klein, Naomi (2019). On Fire: The Burning Case for a Green New Deal. Penguin.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Clara Isabel Serrano
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 21-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 07-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 07-03-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 14-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 14-03-2026 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |