241

Territórios em Disputa: memórias, lutas e identidades no século XXI turma T12026

Apresentação

Esta ação propõe-se aprofundar as aprendizagens promovidas na ação de formação (E)utopias, distopias e presentes dolorosos: para uma cartografia da Época Contemporânea, explorando fenómenos de resistência e construção de alternativas no contexto das múltiplas crises que marcam o século XXI – políticas, ecológicas, sociais e tecnológicas. Partindo da complexidade do tempo presente, pretende-se dotar os/as docentes de ferramentas conceptuais e metodológicas para integrar no ensino temas como os novos movimentos sociais, os direitos humanos, as narrativas decoloniais, a crise climática, a justiça intergeracional e a construção de memória coletiva. Esta ação visa, de igual modo, refletir sobre os desafios contemporâneos colocados à cidadania, ao conhecimento histórico e à ação pedagógica em contextos crescentemente polarizados e digitalizados. Promovendo um olhar crítico e informado sobre o mundo, pretende-se fomentar o cruzamento entre o saber histórico e geográfico e as realidades vividas pelas comunidades escolares. A ação inscreve-se no plano de atividades da entidade proponente como resposta à necessidade de renovar o ensino da História e da Geografia com abordagens interdisciplinares, inclusivas e socialmente comprometidas, valorizando práticas docentes que promovam o pensamento crítico, a leitura do mundo e a intervenção democrática.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 400 e 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400 e 420.

Objetivos

Compreender dinâmicas globais de conflito, resistência e construção de alternativas no século XXI.  Promover a reflexão sobre memória, justiça e cidadania ativa.  Integrar perspetivas críticas e interdisciplinares no ensino das ciências sociais e humanas.  Desenvolver metodologias participativas aplicadas ao contexto letivo.  Estimular práticas de leitura crítica e análise de fontes diversificadas.  Fomentar a abordagem de temas contemporâneos com relevância social, política e ecológica.  Capacitar para a mediação de debates e conflitos em contexto educativo.  Valorizar as experiências e saberes dos/as alunos/as na construção do conhecimento histórico e geográfico.  Criar pontes entre os currículos formais e os desafios do mundo atual.  Estimular a criatividade docente através da articulação entre conteúdos disciplinares e práticas artísticas, digitais ou colaborativas.

Conteúdos

Apresentação 1. Resistência e Cidadania Global • Movimentos sociais transnacionais • Direitos humanos e justiça social • Ações locais com impacto global 2. Memória, História e Justiça • Políticas da memória e lugares de memória • Narrativas históricas e exclusão • Testemunhos e oralidade 3. Geopolítica e Desigualdades • Conflitos contemporâneos e migrações • Crises climáticas e injustiças ambientais • Povos indígenas e saberes locais 4. Ferramentas digitais e narrativas alternativas • Plataformas digitais para memória e educação • Arte, media e ativismo • Projetos colaborativos na sala de aula Conclusão

Metodologias

A formação combinará sessões expositivas com análise crítica de documentos, imagens, testemunhos orais, excertos audiovisuais e fontes digitais. Serão exploradas metodologias participativas como photovoice, story maps, trabalho com mapas mentais e análise de projetos artísticos e comunitários. As sessões síncronas promoverão o debate, a reflexão colaborativa e a articulação com práticas letivas concretas. As sessões assíncronas incentivarão o trabalho autónomo, a pesquisa orientada e a aplicação prática dos conteúdos. Será valorizada a partilha de experiências entre docentes e a criação de materiais didáticos ajustados aos diferentes níveis de ensino. A formação procurará, assim, criar um espaço de pensamento crítico, diálogo interdisciplinar e experimentação pedagógica, promovendo a integração dos temas abordados nos currículos de História e Geografia de forma criativa e socialmente relevante.

Avaliação

A avaliação será feita com base nas tarefas realizadas ao longo das sessões presenciais conjuntas e na produção de um trabalho individual, que inclua uma componente de análise, em articulação com uma componente de reflexão crítica sobre o impacto da ação na atividade profissional do docente (no início da ação serão dadas outras indicações relativamente ao trabalho a realizar). A avaliação final por formanda/o é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formanda/o será expressa numa escala de um (1) a dez (10) valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: • Participação nas sessões presenciais: 20% • Trabalho produzido durante a ação de formação: 30% • Relatório final: 50%

Bibliografia

Butler, Judith (2004). Vida Precária: o poder do luto e da violência. Orfeu Negro.Todorov, Tzvetan (2000). Memória do Mal, Tentação do Bem. Instituto Piaget.Mbembe, Achille (2017). Crítica da Razão Negra. Antígona.Assmann, Aleida (2016). Espaços da Recordação. Edições 70.Klein, Naomi (2019). On Fire: The Burning Case for a Green New Deal. Penguin.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Clara Isabel Serrano

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-02-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 21-02-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 07-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 07-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 14-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 14-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 21-02-2026
Fim: 14-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135563/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME