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Epigenética: a ciência da regulação génica e o impacto do ambiente na saúde - aplicações didáticas turma T12026

Apresentação

O tema da epigenética proporciona uma oportunidade privilegiada para a abordagem interdisciplinar, permitindo o desenvolvimento de competências como: análise de fontes científicas; argumentação bioética; utilização de simuladores e recursos digitais; investigação orientada. Nesse sentido, esta ação de formação pretende reverter o que se tem visto na maneira tradicional de se ensinar as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química, com conhecimento descontextualizado, autónomo de vivências, de referências a práticas reais e, assentar essas ciências como “meio” para ampliar a compreensão sobre a realidade, recurso no qual os fenómenos bioquímicos podem ser apreendidos e decodificados, instrumento para nortear decisões e intervenções, promovendo a literacia científica. A sociedade atual encontra-se diante de informações e pesquisas na área de ciências e, em especial da genética, que têm avançando de forma vertiginosa, com o aparecimento em catadupa de novos termos, onde se insere a epigenética. Perante isto, a escola possui destaque como o referencial na apropriação de conhecimentos científicos e na formação da consciência crítico-reflexiva dos sujeitos ante os avanços da ciência e da tecnologia. A presente formação visa colmatar a lacuna existente entre a investigação científica atualizada e a prática letiva, capacitando os docentes dos grupos 510 e 520 para integrar temas contemporâneos nos seus contextos de ensino.

Destinatários

Professores dos Grupos 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520.

Objetivos

- Compreender os fundamentos da epigenética e os mecanismos moleculares subjacentes. - Promover o pensamento crítico sobre as implicações éticas e sociais da epigenética. - Compreender os mecanismos epigenéticos e o seu papel na regulação da expressão génica. - Explorar a relação entre ambiente, estilo de vida e modulações epigenéticas. - Analisar casos práticos e investigações científicas aplicadas à saúde humana. - Experimentar simuladores e ferramentas digitais para o ensino da epigenética. - Conceber atividades didáticas baseadas nas AE de Biologia e Geologia e de Física e Química. - Promover a conceção de materiais pedagógicos adequados ao contexto, adaptando-os ao público-alvo e às necessidades sentidas; - Introduzir novas práticas utilizando os resultados obtidos na formação; - Promover a partilha de experiências e boas práticas.

Conteúdos

Módulo 1 – Fundamentos da Epigenética Molecular - DNA, histonas e organização da cromatina -Modificações epigenéticas: metilação, acetilação, RNA não codificante -Epigenética vs. Genética: reversibilidade e plasticidade Módulo 2 – Epigenética, Ambiente e Saúde -Efeitos epigenéticos da nutrição, stress, poluição, atividade física -Herança epigenética e transmissão intergeracional -Estudos de caso: “A fome holandesa” (Holocaust Hunger Study), -Gémeos monozigóticos com perfis epigenéticos divergentes Módulo 3 – Epigenética e Doenças Complexas -Cancro, doenças neurológicas, distúrbios metabólicos -Epigenética no envelhecimento e na medicina personalizada -Simuladores e recursos: Geniverse (modelos de regulação e mutações), DNA Interactive (Cold Spring Harbor Lab – módulos sobre regulação) Módulo 4 – Estratégias Didáticas e Interdisciplinares (com foco nas AE) - Como integrar a epigenética nos temas: BG12 – Manipulação genética, expressão génica e saúde, BG11 - Teorias da Evolução; FQ – Interações moleculares, energia e matéria viva - Atividades práticas e experimentais possíveis em contexto escolar (ex.: extração de DNA, modelos de cromatina com materiais simples) - Criação de tarefas de investigação orientada (Inquiry-Based Learning) Módulo 5 – Implicações Éticas e Sociais da Epigenética - Determinismo biológico vs. influência ambiental -Medicina preditiva, privacidade genética e bioética -Discussão: “Devemos editar a epigenética?”

Metodologias

Método pedagógico interativo, recurso a simuladores, visualização de modelos moleculares 3D (MolView, BioRender), análise de estudos científicos reais, debates guiados, trabalho colaborativo, discussão em pequenos grupos e construção de mapas conceptuais, análise de dilemas éticos, co-construção de materiais para os alunos. • Sessões síncronas com metodologias ativas e participativas e acompanhamento, pela formadora, da componente prática • Sessões assíncronas com vista à visualização de vídeos selecionados (DNA Learning Center, HHMI BioInteractive), análise de artigos de divulgação científica, elaboração de uma atividade didática com base nas AE e nos recursos explorados

Avaliação

• Avaliação contínua • Participação nas sessões – 40%;- Produto da formação – materiais produzidos – 60%; Dentro desses 60%, um quarto (15%) será para discussão a realizar online com a câmara ligada. Os formandos serão avaliados e classificados utilizando a escala de 0 a 10 valores, em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais Cartas Circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da Formação Contínua de Professores.

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais – Biologia e Geologia (DGEstE) e Aprendizagens Essenciais – Física e Química (DGEstE)Allis, C. D., Jenuwein, T., & Reinberg, D. (2007). Epigenetics. Cold Spring Harbor Laboratory Press.Feil, R., & Fraga, M. F. (2012). Epigenetics and the environment: emerging patterns and implications. Nature Reviews Genetics, 13(2), 97–109.Hange 2007: The physical Science Basis. Contribution of working group I to the Fourth assessment report of the intergovernmental panel on climate change. (Solomon et al. Eds). Cambridge University Press, 996 pp.Singh, V. and Mani, I (2023). Epigenetics in Health and Disease, Volume 198; Editora: Academic Press

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Maria Alcina de Carvalho Matias Barata

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 07-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 14-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 14-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 21-03-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 21-03-2026 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 07-03-2026
Fim: 21-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135696/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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