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Cantar histórias- os romances e a educação musical turma T12026

Apresentação

Os romances tradicionais ocuparam na história das pessoas um papel muito importante e multidimensional: lúdico, gerador de espírito de pertença a um grupo e, ainda, formativo/ético). Os romances passaram de geração em geração, sustentados pela oralidade e pela memória. As formas de organização social dos nossos dias introduziram novos formatos de comunicação do conhecimento, bem como alterações profundas no relacionamento familiar. Assim, existe um perigo real no que respeita à perda deste património imaterial. A presente ação pretende dar a conhecer romances tradicionais, recuperar esse património e colocá-lo ao serviço da educação musical. Os romances tradicionais promovem a identidade cultural, focalizam especificamente o modo de ser português e proporcionam a ligação do passado com o presente e deste com o futuro. Estes textos integram-se nas necessidades educativas da infância: respondem a exigências comunicativas, de socialização, de identidade, de desenvolvimento (psíquico, e até mesmo físico), de experienciação precoce, de modelação de uma consciência axiológica que vai servir de suporte à integração no mundo da ética e dos valores, contribuindo para a modelação da «contextura moral» que conformará a transformação da criança em ser humano adulto.

Destinatários

Professores dos Grupos 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250 e 610.

Objetivos

- Compreender o valor dos romances tradicionais portugueses como forma de expressão cultural e ferramenta pedagógica. - Perceber o enquadramento dos romances tradicionais no contexto sociocultural. - Conhecer diversos tipos de romances. - Explorar estratégias para integrar o canto narrativo no ensino da música, promovendo aprendizagens significativas. - Conhecer recolhas de romances (textos e melodias). - Tratar romances em contexto de sala de aula. - Desenvolver competências para a criação e adaptação de atividades musicais baseadas em romances tradicionais.

Conteúdos

1. Introdução aos Romances Tradicionais Portugueses (3h) Definição e características dos romances: estrutura, temática e função social (2h) História e evolução: dos jograis medievais aos ceguinhos e ao romanceiro de cordel (2h) — Conceito de romance tradicional (2h) 2. O Romance na Educação Musical (3h) Importância da música tradicional no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças (2h) Integração de romances no currículo de educação musical: estratégias e benefícios (2h) — Recolhas e tipificação de romances (1h) 3. Práticas Musicais e Narrativas (1h) Criação de atividades pedagógicas baseadas em romances: dramatizações, jogos musicais, projetos interdisciplinares (2h) — Guião para a recolha de romances (2h) — A utilização dos romances em contexto de sala de aula (3h)

Metodologias

Sessões teóricas e teórico/práticas. Sessões práticas de forma a aplicar os conteúdos lecionados. Trabalhos práticos de abordagem de registos de música tradicional.

Avaliação

De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0a 10 valores. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente: - participação nas atividades propostas; - trabalhos e atividades realizadas; - elaboração de reflexão crítica individual sobre as atividades desenvolvidas. Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. Trabalho final (de projeto e/ou criação de instrumentos didáticos Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas da ação. Trabalho prático final e reflexão pessoal. Classificação na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de : 1 a 4,9 valores — Insuficiente 5 a 6,4 — Regular 6,5 a 7,9 — Bom 8 a 8,9 — Muito Bom 9 a 10 — Excelente

Bibliografia

BRAGA, Teófilo (1906-1909) Romanceiro, LisboaCASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan (2003) Vozes do povo, Celta, LisboaGIACOMETTI, Michel (1981) Cancioneiro popular português, Círculo de Leitores, LisboaPINTO-CORREIA, J. David (1986) O essencial sobre o romanceiro tradicional, INCM, LisboaSCHUBARTH Dorothe; SANTAMARINA, Anton (1987) Cancioneiro popular galego, Fundación «Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa», La Coruña

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

César Amadeu de Sousa Prata

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-05-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 09-05-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 16-05-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 16-05-2026 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 23-05-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 23-05-2026 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 09-05-2026
Fim: 23-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135992/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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