
Comportamentos aditivos- com e sem substância em contexto escolar: uma realidade?- A importância de informar para prevenir turma T12026
Apresentação
A entrada na adolescência é considerada uma idade transacional, onde os jovens enfrentam novos desafios. O jovem que não é mais criança, mas não é oficialmente adulto, quer sair de casa e criar grupos sociais e a melhor forma de socializar é iniciar na mística noite. Porém, existe um aumento crucial da vulnerabilidade do jovem, a construção identitária podendo conduzir a situações indesejadas e perigosas. Nesta fase, o jovem vai deparar-se com novos ambientes, a capacidade de adquirir e modificar rotinas e hábitos de estudo, além de uma maior autonomia na gestão do tempo, ocorrem várias mudanças e solicitações internas e externas. Este período, está muito associada ao consumo de substâncias, em especial as bebidas alcoólicas. A noite é símbolo de libertação e quase todos os adolescentes/jovens sonham com saídas noturnas e/ou noitadas com amigos. Segundo o estudo do SICAD 2023 sobre o consumo de álcool, tabaco e outros comportamentos aditivos e dependências, o álcool é das principais substâncias usadas pelos jovens alunos dos 13 aos 18 anos, sendo também aquela que estes percecionam de mais fácil acesso. Em segundo lugar, destaca-se o consumo de tabaco. Entre as outras drogas, destaca-se claramente a cannabis. Assim, acredita-se que as escolas são um excelente contexto para desempenhar um papel fundamental na promoção e prevenção de comportamentos aditivos. Os professores são figuras próximas e podem identificar sinais de alerta. Ter um papel importante a nível de intervenções educativas. Podem ajudar a desmistificar mitos, promover o pensamento crítico e valores saudáveis. São também agentes de mediação com as famílias: Servem como ponte entre alunos e pais/encarregados de educação
Destinatários
Professores dos 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário..
Objetivos
Compreender o conceito de adição Identificar as substâncias mais comuns entre adolescentes (álcool, tabaco, cannabis, heroína, cocaína). Reconhecer os efeitos físicos, psicológicos e sociais das substâncias psicoativas. Analisar dados estatísticos nacionais e perceber o panorama atual do consumo entre os jovens. Refletir sobre o impacto das adições em ambiente escolar. Reconhecer os comportamentos aditivos mais frequentes sem substância (jogos, gambling, pornografia, redes sociais). Entender os mecanismos psicológicos e neurológicos associados a estas adições. Identificar sinais de alerta comportamentais e emocionais nos alunos. Discutir casos reais e desenvolver espírito crítico face a situações práticas. Promover uma visão integrada dos riscos e vulnerabilidades dos adolescentes. Capacitar os professores para intervir de forma adequada e precoce em situações de risco. Desenvolver competências de comunicação eficaz com alunos e famílias. Conhecer e aplicar estratégias pedagógicas de prevenção em contexto de sala de aula. Promover ambientes escolares seguros e saudáveis. Articular com recursos da comunidade e serviços especializados.
Conteúdos
I -Introdução às Adições 1. Conceitos básicos 2. O que é uma adição? Diferenças entre dependência física e psicológica. 3. Comportamentos de risco vs. adição II - Adições com substância 1. Álcool, tabaco, cannabis, heroína e cocaína 2. Efeitos a curto e longo prazo 3. Sinais físicos, emocionais e sociais em contexto escolar III - Estatísticas nacionais 1. Dados do ICAD IV- Adições Comportamentais em Adolescentes 1. Tipos de adições comportamentais 2. Jogo online (gaming) e jogos de azar (gambling) 3. Uso compulsivo de pornografia 4. Dependência das redes sociais e do smartphone 5. Mecanismos psicológicos das adições sem substância 6. Sistema de recompensa e dopamina 7. Ansiedade, depressão e baixa autoestima como causas e consequências V - Estudos de caso 1. Análise de situações 2. Discussão e partilha de experiências dos docentes VI. Recursos e rede de apoio 1. Psicólogos escolares 2. Linha SNS 24, ICAD, APAV, IPDJ 3. Referenciação e encaminhamento
Metodologias
Método expositivo o formador desenvolve oralmente os temas. Método interrogativo formulação de questões no sentido de conduzir o formando a encontrar os resultados desejados. Método demonstrativo o formador ensina a executar tarefas, tendo por base a demonstração. Método ativo - execução de tarefas e confronto com situações simuladas que exigem a procura de soluções. Todo o curso decorre de forma assíncrona na plataforma Moodle e noutras plataformas disponibilizadas pelo Centro deFormação ASPL. A ação é dinamizada através de uma interação diversificada possibilitada pela plataforma (fóruns, vídeos,atividades interativas, hiperligações, por exemplo). Em cada módulo de conteúdos são disponibilizados todos os recursos que o formando deve consultar e consolidar, deforma a realizar com sucesso todas as atividades propostas.
Avaliação
Conhecer os conhecimentos prévios e expetativas dos formandos. Instrumento: Questionário breve de entrada (presencial ou Google Forms). Acompanhar a evolução, reforçar aprendizagens e promover a participação. Debates, dinâmicas de grupo e estudo de casos Mini-quizzes interativos (Kahoot, Mentimeter, etc.) Verificar a aquisição de conhecimentos e competências práticas. Trabalho individual ou em grupo: plano de prevenção ou simulação de intervenção
Bibliografia
Green, LW, Gielen, AC, Ottoson, JM, Peterson, DV, e Kreuter, MW, (2022) Planejamento, Implementação e Avaliação de Programas de Saúde: Criando Mudanças Comportamentais, Ambientais e Políticas. Baltimore: Johns Hopkins University Press.Piccioni A. [et al.] - Papel dos primeiros socorros no manejo da intoxicação alcoólica aguda: uma revisão narrativa. Eur Rev Med Pharmacol Sci 2020. Vol. 24 - Nº 17. 9121-9128p. DOI:10.26355.Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências. 2013-2020 Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. Lisboa, 2013.142 p. ISBN: 978-972-9345- 92-0.Relatório Anual 2024 - A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências. ANEXO - Caracterização e Evolução da Situação. Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências: Direção de Serviços de Monitorização e Informação / Divisão de Estatística e Investigação. 2022. 2018 p.Torrado, M., Vilar et al. Linhas de Orientação Técnica para a Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências sem Substância: A Perturbação de Jogo. Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. http://www.sicad.pt/BK/Lists/SICAD_NOVIDADES/Attachments/193/Linhas%20Orientadoras%20Perturb a%C3%A7%C3%A3o%20Jogo_PT.pdf
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)