
Adaptação ao meio aquático em idade precoce ou a importância da natação na melhoria de competências físicas, psicológicas e sociais dos alunos turma T12025
Apresentação
É crescente o número de agrupamentos de escolas que, em pareceria com as autarquias, apresenta a oferta formativa de natação aos alunos do pré-escolar e de 1º CEB. Os docentes que lecionam estes níveis de ensino, tendo que acompanhar os seus alunos nesta prática, são convidados pelos monitores de natação, na maioria dos casos, a entrar na piscina, para melhor ser prestado apoio às crianças/alunos que acompanham, num ambiente que não lhes é familiar e que, por isso, pode gerar desconforto e resistência. Assim, com a presente ação de formação, pretende-se apetrechar os docentes de conhecimentos técnicos e de segurança que possam ser replicados, junto dos seus alunos. De um modo particular, procura também alertar para a importância e os benefícios que a natação e as atividades aquáticas trazem para o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente das que beneficiam de medidas preconizadas no DL 54/2018 e que, por vezes, tiveram uma estimulação precoce pouco satisfatória ou que devido à sua problemática necessitam de uma estimulação redobrada para conseguirem uma certa autonomia. Esta formação alicerça-se na constatação de que a natação, incluída em idade precoce, e por parte de alunos integrados no DL 54/2018 tem-se revelado importante no que respeita à inclusão destes alunos, socialmente, assim como na melhoria de competências e capacidades físicas e psicológicas, retirando-as da sua inatividade e fraca iniciativa, relativamente a esta prática desportiva.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930.
Objetivos
Promover a adaptação ao meio aquático, preparando a criança/o aluno para o autossalvamento; Estimular e promover o desenvolvimento psicomotor da criança/aluno no meio aquático (respiração, equilíbrio, propulsão, imersão e saltos) e possível introdução da técnica de nado; Criar um espaço lúdico e desportivo que cimente a autoestima e autoconfiança e que propicie a aprendizagem de conhecimentos de natação e de outras aprendizagens; Promover o desenvolvimento do domínio socioafetivo da criança/aluno na relação com os professores e com os colegas; Fomentar o desenvolvimento de habilidades motoras que permitam a escolha da resposta mais adequadas às situações apresentadas. Adquirir autonomia e competências para a sua intervenção profissional a nível da lecionação de aulas de adaptação ao meio aquático no acompanhamento de alunos, em atividades de natação.
Conteúdos
Apresentação da metodologia da ação; As bases mecânicas da natação (noções básicas de hidrodinâmica e hidrostática; Avaliação aquática e anamnese inicial: benefícios; Natação adaptada x natação inclusiva; As principais regras de segurança e utilização de uma piscina; Objetivos da adaptação ao meio aquático e principais características influenciadoras do comportamento humano no meio aquático Etapas de adaptação ao meio aquático o primeiro contacto com a água até à existência de uma autonomia propulsiva rudimentar Propostas de trabalho aquático com crianças com deficiência; Propostas de aprendizagem em meio aquático.
Metodologias
A metodologia de trabalho deste curso de formação será de carácter prático (na piscina) e teórico, na sala de aula. Nele se privilegiará a utilização de dinâmicas participativas, trabalhos em pequeno grupo e dinâmicas de relacionamento interpessoal, com vista à elaboração de um projecto de intervenção na Escola.
Avaliação
A avaliação de cada formando/a será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação/Contributos (40%); - Trabalho de aplicação de conteúdos (60%). Na avaliação quantitativa desta ação de formação será atribuída a classificação quantitativa na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Archer, Ricardo Battisti, Natação adaptada. Metodologia de ensino adaptada para alunos com síndrome de Down, Editora ícone.Camus, J.L. (1995). Las Práticas Acuáticas del Bebé. Ed. Paidotribo.Deluca, A. & Fernandes, I. (2002). Brincadeiras e Jogos Aquáticos. Edirota Sprint.Moreno, J. A., Pena, L., & Castillo, M. (2004). Manual de actividades acuáticas en la infancia. para bebés y niños hasta seis años. Paidós Ibérica.Moreno, J. A.; Estrade, M.; Rosa A.; Sánchez, L.; Vicente, G., y Zomeño, T. (2000). Juegos acuáticos educativos. NSW, 3, 10-22.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Carlos Filipe da Silva Chagas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 29-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |