253

“Quand l’IA s’en mêle, le français s’éveille” - Integrar tecnologias inteligentes no ensino do francês enquanto língua estrangeira. turma T12025

Apresentação

A transição digital na educação continua a acelerar, impulsionada pelo avanço das tecnologias emergentes, em particular da Inteligência Artificial (IA). No ensino de línguas estrangeiras – e, mais especificamente, do Francês Língua Estrangeira (FLE) – a IA surge como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, tornando-as mais inovadoras, personalizadas e motivadoras. A integração da Inteligência Artificial no ensino oferece novas possibilidades para tornar a aprendizagem mais personalizada, criativa e eficaz. Ferramentas como tradutores inteligentes, assistentes virtuais, geradores de conteúdo e corretores automáticos são recursos inovadores que podem apoiar o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais dos alunos. É fundamental que esses recursos sejam usados com uma abordagem crítica, ética e pedagógica, promovendo a autonomia, a criatividade e o pensamento reflexivo dos estudantes. Esta ação propõe explorar metodologias e práticas que permitem aos docentes incorporar a IA de forma eficaz e consciente nas suas aulas, estimulando o envolvimento ativo dos alunos e a inovação educativa. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2022 reforçam a importância da criatividade, da literacia digital e da autonomia, competências que a IA pode potenciar. Esta ação de formação pretende preparar os docentes para os desafios atuais e futuros da educação linguística, promovendo a criação de práticas inovadoras e recursos diferenciadores, integrando a IA como facilitadora da aprendizagem das línguas.

Destinatários

Professores dos Grupos 210 e 320

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210 e 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210 e 320.

Objetivos

• Promover uma integração crítica mas pedagógica da Inteligência Artificial no ensino de uma língua estrangeira; • Desenvolver competências na utilização de ferramentas de IA aplicadas à criação de recursos linguísticos e didáticos; • Estimular práticas inovadoras que valorizem a autonomia, a criatividade e a colaboração entre alunos; • Refletir sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem numa era digital e impulsionada pela IA; • Partilhar experiências e práticas educativas centradas na personalização da aprendizagem através da IA; • Explorar a IA como apoio à avaliação formativa e ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Conteúdos

Enquadramento pedagógico e ético da utilização da IA no ensino do FLE • O papel da IA na transformação do ensino das línguas estrangeiras: desafios e potencialidades; • Alinhamento com o PASEO e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2022; • Questões éticas: privacidade, fiabilidade da informação, uso responsável da IA por docentes e alunos. O que é um prompt e como usá-lo eficazmente na educação linguística • Definição e estrutura de um prompt eficaz (clareza, contexto, intenção); • Tipos de prompts: criação de diálogos, reformulação de frases, jogos linguísticos, simulações culturais, criação de imagem, de vídeos. • Práticas de elaboração de prompts para a personalização de atividades. Ferramentas de IA aplicadas ao ensino-aprendizagem do FLE Exploração de diversas ferramentas baseadas em Inteligência Artificial aplicáveis ao ensino do FLE, com enfoque no apoio ao planeamento letivo, na criação de atividades interativas e na personalização da aprendizagem. Serão analisadas soluções que permitem: • Apoiar a gestão da sala de aula e a construção de planos de aula adaptados ao nível linguístico dos alunos; • Criar apresentações dinâmicas e interativas para desenvolver competências de leitura, vocabulário e compreensão oral; • Produzir e editar recursos audiovisuais para contextualizar conteúdos culturais e linguísticos; • Estimular a expressão oral e escrita através da geração de conteúdos (texto, imagem, vídeo, som); • Desenvolver materiais visuais interativos que expliquem conteúdos gramaticais e culturais de forma atrativa; • Incentivar a criatividade e a organização de ideias dos alunos em atividades de escrita guiada ou colaborativa com apoio da IA. Criação de recursos pedagógicos com IA • Elaboração de planos de aula com IA centrados na compreensão e produção oral e escrita e uso da língua; • Produção de conteúdos gamificados e interativos com recurso a prompts e ferramentas visuais; • Aplicação de IA para diferenciação pedagógica e apoio à aprendizagem autónoma e diferenciada. Implementação prática e avaliação crítica • Simulação de aulas com recurso às ferramentas exploradas; • Criação, partilha e feedback sobre os materiais produzidos; • Análise crítica do impacto da IA na motivação e aprendizagem dos alunos, bem como na função do professor. • Discussão sobre limites da IA, com base em critérios pedagógicos.

Metodologias

A ação articulará diferentes tipologias de aulas: teóricas, para enquadramento pedagógico e ético da IA; teórico/práticas, para exploração de conceitos como prompts e aplicação da IA na educação linguística; práticas, centradas nas experiências das ferramentas digitais e criação de recursos pedagógicos; e seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e debate ético. A formação decorrerá em ambiente virtual, promovendo trabalho individual e em grupo. Serão propostas atividades com base nos princípios da IA generativa, com enfoque na criatividade, colaboração e autonomia.

Avaliação

A avaliação dos formandos será contínua e formativa, centrada na sua participação ativa, assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções. Serão também considerados o interesse demonstrado, a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e a criatividade na elaboração de recursos pedagógicos com recurso à IA. Os trabalhos individuais e colaborativos, bem como a apresentação crítica das atividades desenvolvidas, serão elementos-chave da avaliação. A classificação será expressa numa escala de 1 a 10 valores, com base nos seguintes critérios: De 1 a 4,9 – Insuficiente (sem crédito); De 5 a 6,4 – Regular; De 6,5 a 7,9 – Bom; De 8 a 8,9 – Muito Bom; De 9 a 10 – Excelente. Os instrumentos e produtos finais serão arquivados na plataforma pedagógica utilizada.

Bibliografia

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)TAYLOR, John. Ethics and Artificial Intelligence in Education. Springer, 2022.OpenAI. How to Write Effective Prompts for Language Learning.Benoit, J. & Maillat, D. (2019). Le numérique en classe de FLE: usages, enjeux et perspectives. CLE International.Mangenot, F. (2020). L’intelligence artificielle et l’enseignement du FLE: vers de nouvelles médiations? In Les Langues Modernes, n.º 2.

Observações

Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: ​1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, ​devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com ​ 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)

Formador

Carla Estefânia de Jesus Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 08-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
3 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Online síncrona
5 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 22-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online síncrona
Preço sócio: 25.00€
Preço não sócio: 50.00€
Início: 08-11-2025
Fim: 22-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136395/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

INSCREVER-ME