
Quand lIA sen mêle, le français séveille - Integrar tecnologias inteligentes no ensino do francês enquanto língua estrangeira. turma T12025
Apresentação
A transição digital na educação continua a acelerar, impulsionada pelo avanço das tecnologias emergentes, em particular da Inteligência Artificial (IA). No ensino de línguas estrangeiras e, mais especificamente, do Francês Língua Estrangeira (FLE) a IA surge como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, tornando-as mais inovadoras, personalizadas e motivadoras. A integração da Inteligência Artificial no ensino oferece novas possibilidades para tornar a aprendizagem mais personalizada, criativa e eficaz. Ferramentas como tradutores inteligentes, assistentes virtuais, geradores de conteúdo e corretores automáticos são recursos inovadores que podem apoiar o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais dos alunos. É fundamental que esses recursos sejam usados com uma abordagem crítica, ética e pedagógica, promovendo a autonomia, a criatividade e o pensamento reflexivo dos estudantes. Esta ação propõe explorar metodologias e práticas que permitem aos docentes incorporar a IA de forma eficaz e consciente nas suas aulas, estimulando o envolvimento ativo dos alunos e a inovação educativa. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2022 reforçam a importância da criatividade, da literacia digital e da autonomia, competências que a IA pode potenciar. Esta ação de formação pretende preparar os docentes para os desafios atuais e futuros da educação linguística, promovendo a criação de práticas inovadoras e recursos diferenciadores, integrando a IA como facilitadora da aprendizagem das línguas.
Destinatários
Professores dos Grupos 210 e 320
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210 e 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210 e 320.
Objetivos
Promover uma integração crítica mas pedagógica da Inteligência Artificial no ensino de uma língua estrangeira; Desenvolver competências na utilização de ferramentas de IA aplicadas à criação de recursos linguísticos e didáticos; Estimular práticas inovadoras que valorizem a autonomia, a criatividade e a colaboração entre alunos; Refletir sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem numa era digital e impulsionada pela IA; Partilhar experiências e práticas educativas centradas na personalização da aprendizagem através da IA; Explorar a IA como apoio à avaliação formativa e ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Conteúdos
Enquadramento pedagógico e ético da utilização da IA no ensino do FLE O papel da IA na transformação do ensino das línguas estrangeiras: desafios e potencialidades; Alinhamento com o PASEO e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2022; Questões éticas: privacidade, fiabilidade da informação, uso responsável da IA por docentes e alunos. O que é um prompt e como usá-lo eficazmente na educação linguística Definição e estrutura de um prompt eficaz (clareza, contexto, intenção); Tipos de prompts: criação de diálogos, reformulação de frases, jogos linguísticos, simulações culturais, criação de imagem, de vídeos. Práticas de elaboração de prompts para a personalização de atividades. Ferramentas de IA aplicadas ao ensino-aprendizagem do FLE Exploração de diversas ferramentas baseadas em Inteligência Artificial aplicáveis ao ensino do FLE, com enfoque no apoio ao planeamento letivo, na criação de atividades interativas e na personalização da aprendizagem. Serão analisadas soluções que permitem: Apoiar a gestão da sala de aula e a construção de planos de aula adaptados ao nível linguístico dos alunos; Criar apresentações dinâmicas e interativas para desenvolver competências de leitura, vocabulário e compreensão oral; Produzir e editar recursos audiovisuais para contextualizar conteúdos culturais e linguísticos; Estimular a expressão oral e escrita através da geração de conteúdos (texto, imagem, vídeo, som); Desenvolver materiais visuais interativos que expliquem conteúdos gramaticais e culturais de forma atrativa; Incentivar a criatividade e a organização de ideias dos alunos em atividades de escrita guiada ou colaborativa com apoio da IA. Criação de recursos pedagógicos com IA Elaboração de planos de aula com IA centrados na compreensão e produção oral e escrita e uso da língua; Produção de conteúdos gamificados e interativos com recurso a prompts e ferramentas visuais; Aplicação de IA para diferenciação pedagógica e apoio à aprendizagem autónoma e diferenciada. Implementação prática e avaliação crítica Simulação de aulas com recurso às ferramentas exploradas; Criação, partilha e feedback sobre os materiais produzidos; Análise crítica do impacto da IA na motivação e aprendizagem dos alunos, bem como na função do professor. Discussão sobre limites da IA, com base em critérios pedagógicos.
Metodologias
A ação articulará diferentes tipologias de aulas: teóricas, para enquadramento pedagógico e ético da IA; teórico/práticas, para exploração de conceitos como prompts e aplicação da IA na educação linguística; práticas, centradas nas experiências das ferramentas digitais e criação de recursos pedagógicos; e seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e debate ético. A formação decorrerá em ambiente virtual, promovendo trabalho individual e em grupo. Serão propostas atividades com base nos princípios da IA generativa, com enfoque na criatividade, colaboração e autonomia.
Avaliação
A avaliação dos formandos será contínua e formativa, centrada na sua participação ativa, assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções. Serão também considerados o interesse demonstrado, a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e a criatividade na elaboração de recursos pedagógicos com recurso à IA. Os trabalhos individuais e colaborativos, bem como a apresentação crítica das atividades desenvolvidas, serão elementos-chave da avaliação. A classificação será expressa numa escala de 1 a 10 valores, com base nos seguintes critérios: De 1 a 4,9 Insuficiente (sem crédito); De 5 a 6,4 Regular; De 6,5 a 7,9 Bom; De 8 a 8,9 Muito Bom; De 9 a 10 Excelente. Os instrumentos e produtos finais serão arquivados na plataforma pedagógica utilizada.
Bibliografia
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)TAYLOR, John. Ethics and Artificial Intelligence in Education. Springer, 2022.OpenAI. How to Write Effective Prompts for Language Learning.Benoit, J. & Maillat, D. (2019). Le numérique en classe de FLE: usages, enjeux et perspectives. CLE International.Mangenot, F. (2020). Lintelligence artificielle et lenseignement du FLE: vers de nouvelles médiations? In Les Langues Modernes, n.º 2.
Observações
Atenção: Após a inscrição, os docentes selecionados serão informados, via email, pelo Centro de Formação. Só após a seleção é que deverão proceder ao pagamento Modalidades de Pagamento: 1. Pagamento através de transferência bancária: IBAN - PT50 0035 0510 00029693730 63; Enviar o comprovativo da transferência, devidamente identificado, para aspl.guarda@gmail.com 2. Pagamento através de MBWAY: 919538998 // 919538952 Na 'DESCRIÇÃO', indique o seu nome e a formação (Ex: Rita Almeida - Filosofia)
Formador
Carla Estefânia de Jesus Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 08-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
3 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 15-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |